segunda-feira, 3 de abril de 2017

Vai e não voltes a pecar

       "Os escribas e os fariseus apresentaram a Jesus uma mulher surpreendida em adultério, colocaram-na no meio dos presentes e disseram a Jesus:
       - Mestre, esta mulher foi surpreendida em flagrante adultério. Na Lei, Moisés mandou-nos apedrejar tais mulheres. Tu que dizes?
       Falavam assim para Lhe armarem uma cilada e terem pretexto para O acusar. Mas Jesus inclinou-Se e começou a escrever com o dedo no chão. Como persistiam em interrogá-l’O, Ele ergueu-Se e disse-lhes:
       - Quem de entre vós estiver sem pecado atire a primeira pedra.
       Inclinou-Se novamente e continuou a escrever no chão. Eles, porém, quando ouviram tais palavras, foram saindo um após outro, a começar pelos mais velhos, e ficou só Jesus e a mulher, que estava no meio. Jesus ergueu-Se e disse-lhe:
       - Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou?
       Ela respondeu:
       - Ninguém, Senhor.
       Jesus acrescentou:
       - Também Eu não te condeno. Vai e não tornes a pecar"
      (Jo 8, 1-11).
       Jesus ensina no templo, quando alguns escribas e fariseus lhe trazem uma mulher surpreendida em flagrante adultério e cuja lei de Moisés mandava apedrejar até à morte.
       Quantas vezes a lei, em vez de proteger e reabilitar, serve apenas para condenar, para destruir. Jesus utiliza a Lei com pedagogia.
       Aos que lhe apresentam a mulher adúltera, Jesus dá-lhes a oportunidade de fazerem um julgamento consciente, "quem estiver sem pecados, atire a primeira pedra". Cabe-nos responder a nós e não arranjar carrascos para que julguem por nós.
       À mulher adúltera Jesus proporciona um tempo novo, uma vida nova, "vai e não voltes a pecar". O que ela fez não é correto, mas pode regenerar a sua vida e a sua postura.
       Uma nota final para falar da perversidade da lei e da discriminação negativa das mulheres. Só estas eram condenadas. É uma mentalidade que tem perpassado ao longo de gerações. No campo sexual, ao homem tudo ou quase tudo é permitido e tolerado (perdoado); as mulheres ou são santas ou são lançadas às feras...

Sem comentários:

Enviar um comentário