quarta-feira, 1 de março de 2017

Pecámos, Senhor, tende compaixão de nós...

       Diz agora o Senhor: "Convertei-vos a Mim de todo o coração, com jejuns, lágrimas e lamentações. Rasgai o vosso coração e não os vossos vestidos. Convertei-vos ao Senhor, vosso Deus, porque Ele é clemente e compassivo, paciente e misericordioso, pronto a desistir dos castigos que promete" (Joel 2, 12-18).
Pecámos, Senhor, tende compaixão de nós (Salmo 50 (51)).
Este é o tempo favorável, este é o dia da salvação (2 Cor 5,20 - 6,2)
       Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os homens não percebam que jejuas, mas apenas o teu Pai, que está presente em segredo; e teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa (Mt 6, 1-6.16-18).

       A liturgia da Palavra desta Quarta-feira de cinzas coloca-nos no essencial da mensagem quaresmal, recordando-nos a necessidade permanente de conversão, de oração, de penitência, reconhecendo na nossa humildade o nosso pecado, para acolhermos com generosidade a graça de Deus.
       As obras de misericórdia deverão acompanhar a nossa conversão interior, aliás, como nos propõe o Papa Bento XVI referindo claramente que a fé leva à justiça e que não há fé autêntica sem a justiça solidária.

Sem comentários:

Enviar um comentário