quinta-feira, 21 de julho de 2016

Paróquia de Tabuaço: Sacramento do Crisma - 2016

       No dia 16 de julho de 2016, pelas 16h00, a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Tabuaço esteve em festa: treze jovens receberam o Espírito Santo sob o sinal da imposição das mãos e da unção do óleo do crisma por Sua Excelência Reverendíssima o senhor Bispo de Lamego, D. António Couto.
       Nesta celebração estiveram presentes, para além do Sr. Bispo e do Sr. Padre Manuel, o Sr. Padre João Carlos, o Sr. Padre Ildo, o Sr. Padre Jorge Giroto e o Sr. Padre Duarte Lara, o que demonstra de forma visível a unidade da Igreja.


       O grupo de crismandas contou com 9 jovens de Tabuaço, acolhendo também três jovens da Paróquia de Arcos e uma da Paróquia de Valença do Douro. A preparação imediata, com pregação na Eucaristia, contou com a prestimosa participação dos reverendos Pe. Diamantino Alvaíde e Pe. Jorge Giroto.
       Foi uma festa muito bonita, com a Igreja Matriz de Tabuaço igualmente bonita e engalanada.
       Porém, a caminhada foi longa e exigiu de todos uma entrega e dedicação que decorreu ao longo de dez anos de catequese. Foram dez anos de crescimento mútuo… juntas aprendemos, rimos, chorámos, crescemos como cristãos conscientes e comprometidos, mas também estabelecemos laços de amizade que, tenho a certeza, irão perdurar por muito tempo.
       A preparação para o Sacramento do Crisma constitui, nos dias de hoje, um enorme desafio para todos nós! Para conseguirmos ultrapassá-lo, neste último ano de catequese, utilizámos o Youcat, cujo objetivo é precisamente o de cativar os jovens para um contacto permanente e interativo com a Fé, dando a conhecer os “mistérios” e a força renovadora do Crisma através de uma linguagem jovem, criativa e cativante.
        Foi maravilhoso e gratificante ver as treze jovens renovarem as promessas que outrora foram feitas pelos seus pais e padrinhos no dia do seu batismo, sempre com um sorriso no rosto e um brilho especial no olhar, que espelhava a imensa felicidade que inundava os seus corações.
       Pais, padrinhos e restante comunidade paroquial tiveram, assim, a oportunidade de partilhar deste ato tão significativo da vida destas jovens.
       Peço a Deus para que estas jovens, impulsionadas pelo Espírito Santo, saibam ser verdadeiras testemunhas de Cristo no mundo.

Clara Castro, in Voz de Lamego, ano 86/36, n.º 4372, 19 de julho de 2016

Algumas das fotos disponíveis:
 (Encontro de D. António Couto com as Crismandas - 13 de julho de 2016
(Crismandas da Paróquia de Tabuaço)

As 13 crismandas: primeira fila, da esquerda para a direita - Ana Balsa, Ana Patrícia, Véronique Lamego, Ana Letícia, Inês Ramos,Bárbara Longa, Luana Cardoso, Ana Almeida, Cátia Sofia, Eliana Santos, Cristina Amaral. Em segunda fila - Rosa Mendonça e Sofia Barradas

Para ver as FOTOS que disponibilizámos
visite a Paróquia de Tabuaço no Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário