quinta-feira, 14 de julho de 2016

Encontro dos Crismandos com D. António Couto

       Mais um grupo de catequese que completou o percurso de 10 anos do itinerário proposto. O culminar deste percurso, quanto possível, leva à celebração do Sacramento do Crisma, agendado para sábado, dia 16 de julho de 2016.
       Da preparação imediata para o Crisma, o encontro com o Sr. Bispo D. António Couto por forma a conhecer os crismandos, aproveitando para sublinhar os aspetos mais importantes na celebração e no compromisso com o Sacramento do Crisma.
       No final da tarde do dia 13 de julho, D. António Couto, acompanhado do Sr. Pró Vigário Geral, encontrou-se com os crismandos, no Centro Paroquial e com as suas catequistas.
Às jovens crismandas de Tabuaço juntaram-se três jovens de Arcos e uma de Valença do Douro.
       D. António Couto procurando salientar os aspetos que, em seu entender, são mais importantes, provocou um diálogo com os presentes, de forma a envolver-nos a todos na reflexão proposta, sobre o compromisso como batizados e ainda mais como crismados. Através de alguns dos símbolos presentes na celebração - o óleo/azeite, a pomba, a imposição das mãos - D. António clarificou o conteúdo do Crisma. Crisma que nos remete para unção, para Cristo. Como ungidos somos outros Cristo's. A pomba, que em Israel anuncia a chegada da primavera (o primeiro verão), com a vida que desponta de novo. A imposição das mãos, mãos de Deus que tudo nos dão, mãos abertas que nada guardam para Si, mãos estendidas a dar-nos todo o bem. Às mãos abertas e estendidas de Deus hão corresponder as nossas mãos estendidas, abertas, para tudo recebermos de Deus, que tudo nos dá, e de mãos abertas para partilharmos tudo o que recebemos de Deus.
       Algumas fotos deste momento preparatório:

Sem comentários:

Enviar um comentário