segunda-feira, 20 de junho de 2016

Encerramento da Catequese e Festa do Compromisso

       No dia 18 de junho, sábado, a comunidade participou na última das Festas da Catequese, do ano pastoral que decorre, 2015-2016, a Celebração do Compromisso, com os adolescentes do 9º ano da catequese. Foi também a ocasião para o Encerramento da Catequese Paroquial, ainda que falte o corolário da catequese de crianças e adolescentes que é a celebração do Crisma, marcado para o dia 16 de julho.
       Depois dos ensaios corais, o habitual horário da catequese foi preenchido por um tempo de descontracção e de convívio, com um pequeno lanche, preparado pelas Catequistas. Durante a Eucaristia, a celebração do Compromisso, com alguns gestos, simples mas significativos. No início, a colocação das Virtudes Teologais - Fé, Esperança e Caridade - , com uma breve explicação, sendo entregue, no final da Eucaristia, um cartão com as mesmas e sua explicação a cada pessoa presente. O Credo utilizado foi o batismal, prosseguindo com o compromisso dos adolescentes:
Celebrante: Amigos, é com muita alegria que vos aceito e a comunidade cristão vos recebe. Pergunto-vos agora: Quereis continuar a descobrir e a conhecer Jesus Cristo como Sentido de Vida, único e verdadeiro?
Adolescentes – Sim, quero!
Estais dispostos a contruir a vossa vida segundo os critérios do Evangelho e a testemunhar o Amor que Jesus vos tem, na vossa família, na escola e junto dos vossos amigos?
Adolescentes – Sim, estou!
E quereis comprometer-vos na renovação e construção da nossa comunidade paroquial, para assim serdes cada vez mais “pedras vivas” do Templo do Senhor?
Adolescentes – Sim, quero!
Damos graças a Deus por vós. Animados pelo Espírito de Deus, continuai nesse esforço de encontro pessoal e comunitário com Jesus Cristo e deixai-vos conduzir por Ele, na fidelidade e na esperança. Quereis comprometer-vos com Jesus Cristo?
Adolescentes – Sim, quero!
No Ofertório, alguns gestos que apontam para o Compromisso:
CAJADO: Esta cajado simboliza o nosso compromisso de seguirmos Jesus vivo que é para nós o Caminho, a Verdade e a Vida em abundância.
3 JOVENS ABRAÇADOS: Estes três jovens (adolescentes) reunidos num único abraço, recorda-nos o mistério da Santíssima Trindade. É sinal do nosso desejo de termos como programa de vida: vivermos unidos num grande amor.
TAÇA COM SAL: Este sal simboliza o nosso empenho em ser como o sal evangélico, mostrando como se pode viver com sabor, com alegria e com Deus que é Amor.
VELA ACESA: Esta luz simboliza o nosso empenho em ser como uma luz evangélica, iluminando as realidades terrestres com a luz que vem do Evangelho.
No momento de Ação de Graças, o poema Pegadas na Areia (Veja a propósito como nasceu este POEMA: AQUI)

Algumas fotos desta celebração:

Para outras fotos disponíveis, visite a Paróquia de Tabuaço no Facebook.

Sem comentários:

Enviar um comentário