sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Apresentação do Senhor | Bênção das Crianças | 2016

     Decorridos 40 dias da celebração festiva do Natal, comemoração do nascimento de Jesus, a celebração da Apresentação no Templo, a 2 de fevereiro. Segundo a Lei de Moisés, o primeiro filho varão, deveria ser consagrado ao Senhor, subindo ao Templo e oferecendo um par de rolas ou de pombas. Na bênção do mais velho, a bênção da geração vindoura. Por outro lado, e como meditamos no quarto mistério do Rosário, nos mistérios Gozosos, a Purificação de Nossa Senhora. A mulher que dava à luz e os que tivessem contacto com ela ficam impuros. Trata-se não de uma impureza moral, mas cultual. A partir da Purificação, as mulheres-mães poderiam novamente entrar no Templo e participar nas orações públicas.
       No templo as figuras de Simeão e de Ana, que revelam a Luz e a Graça que irradia d'Aquele menino.
Na Paróquia de Tabuaço, como em muitas paróquias, neste dia celebra-se também a Bênção das Crianças.  Este ano, a celebração iniciou no Centro Paroquial, com a bênção das Velas. Tradicionalmente este é o Dia das Candeias ou da Senhora das Candeias. Seguimos, em procissão, para a Igreja Paroquial, onde celebrámos a Eucaristia. O Evangelho, da Apresentação de Jesus no Templo, foi encenado pelo Grupo de Jovens (GJT).
       No momento da ação de graças, a bênção conjunta e individual das crianças presentes na celebração, seguindo-se a bênção e distribuição do pão, para que nunca falte às nossas mesas e para sabermos partilhá-lo com quem o não tem.
       Algumas imagens desta celebração:
Para as outras fotos que temos disponíveis:

Sem comentários:

Enviar um comentário