quinta-feira, 30 de abril de 2015

Domingo V da Páscoa - ano B - 3 de maio de 2015

       1 – «Eu sou a videira, vós sois os ramos. Se alguém permanece em Mim e Eu nele, esse dá muito fruto, porque sem Mim nada podeis fazer». Aí está a belíssima página do Evangelho que nos recorda a nossa ligação imprescindível a Jesus, sob pena de nos tornarmos ramos secos, incapazes de dar o devido fruto.
       É Deus quem opera em nós. «Eu sou a verdadeira vide e meu Pai é o agricultor. Ele corta todo o ramo que está em Mim e não dá fruto e limpa todo aquele que dá fruto, para que dê ainda mais fruto». Quando nos faltar a humildade e presunçosamente concluirmos que somos o centro do mundo e que a sua transformação depende de nós, das nossas qualidades e da nossa ação, estaremos a meio passo de destruirmos o bem que Deus planta em nós. Na história há muitos exemplos de homens que se tornaram o centro do mundo, como Hitler, Saddan Hussein, César Augusto...
       «Se alguém não permanece em Mim, será lançado fora, como o ramo, e secará». Deus quer precisar de nós. Dá-nos os talentos, não para uso exclusivo e egoísta, mas para que os possamos desenvolver a favor dos outros, a favor de todos, à imagem do que Cristo fez, procurando transparecer, em tudo e sempre, a vontade, o amor de Deus, realizando as Suas obras.
       A imagem utilizada por Jesus é por demais significativa. Facilmente conseguimos imaginar e/ou verificar que os ramos cortados da videira acabarão por secar e não mais darão fruto. Se cortados e enxertados na vide hão de por certo produzir, assim como nós, enxertados em Jesus Cristo pelo Batismo, poderemos dar muito fruto, deixando que Deus realize as Suas obras em nós e através de nós. «A glória de meu Pai é que deis muito fruto. Então vos tornareis meus discípulos».
       Queremos tornar-nos adultos. A autonomia ou a independência é um sonho e um desejo adolescente. À medida que amadurecemos saberemos compreender a diferença: a independência isola-nos; a autonomia mantém-nos ligados e necessitados uns dos outros. Assim o amadurecimento da nossa fé: não somos marionetas de Deus, mas quanto mais dóceis à voz de Deus, tanto mais seremos plenamente aquilo que somos desde o início: filhos de Deus, discípulos de Jesus Cristo. «Já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim». A conclusão de São Paulo é um desafio para nós, se queremos que a nossa vida produza fruto abundante.


       2 – Paulo percebe que para ser um ramo que dê fruto precisa de estar ligado a Jesus, a verdadeira vide, através da comunidade crente, Cristo vivo e atuante no mundo. Quando chega a Jerusalém procura juntar-se aos discípulos.
       Sobrevém, contudo, o medo e a desconfiança. Antes, Saulo/Paulo tinha sido um perseguidor temido por aqueles que se converteram a Jesus Cristo. Após o encontro com Jesus, a caminho de Damasco, Paulo tornar-se-á o Apóstolo por excelência. Porém, aqueles que o conheceram antes ou dele ouviram falar pelos seus feitos persecutórios estão de pé atrás e não confiam numa conversão rápida. O mesmo nos sucede em relação a quem temos alguma razão de queixa. A mudança de uma pessoa leva tempo. Não acontece do pé para a mão e os velhos hábitos podem vir ao de cima. Mas também nós confiamos que Deus é Deus e que pode operar maravilhas.
       Barnabé é crucial na mediação com a comunidade. É o padrinho de Paulo, levando-o aos Apóstolos e garantindo-o junto da comunidade, testemunhando a conversão e os frutos que entretanto se tornaram visíveis com a sua pregação. São Barnabé é um instrumento de inserção que nos provoca a sermos também nós instrumentos ao serviço do Evangelho, levando outros à comunidade e criando na comunidade as condições para acolher (bem) aqueles que chegam e/ou que voltam.
       Paulo é introduzido na comunidade de Jerusalém e ali permanece pregando com firmeza o nome de Jesus. De qualquer forma, algumas resistências permanecem: «Conversava e discutia também com os helenistas, mas estes procuravam dar-lhe a morte». Mais uma vez a importância da comunidade como um todo, como um Corpo. Levam Paulo para Cesareia e dali para Tarso, poupando-o e fazendo que o centro não seja a discussão mas o anúncio do Evangelho.
       A leitura que hoje nos é proposta termina com uma informação importante: "A Igreja gozava de paz por toda a Judeia, Galileia e Samaria, edificando-se e vivendo no temor do Senhor e ia crescendo com a assistência do Espírito Santo". Sublinha-se a paz em que vive a Igreja, cujos membros vivem na fidelidade ao Senhor e sob a assistência do Espírito Santo. Podemos com facilidade ver aqui a imagem da Videira e dos ramos, que dão frutos quando ligados à cepa.

       3 – Estamos no início do mês de Maria, especialmente a Ela dedicado, na oração e nas diferentes devoções que se espalham e se vivem um pouco por todo o mundo, e com grande expressão em Portugal e nas comunidades portuguesas, com a evocação das Aparições de Fátima há quase cem anos. Neste primeiro Domingo de maio festejamos o Dia da Mãe, ligando a maternidade das nossas mães à mesma Mãe que nos é dada por Jesus. "Eis aí o teu filho... Eis aí a tua Mãe".
       Maria mantém-nos, em espera vigilante e em atitude de serviço, como irmãos de Jesus, como filhos de Deus, como família. Também aqui a linguagem do Evangelho é ilustrativa. As nossas mães procuraram ou procuram que os filhos se mantenham como ramos ligados à videira, para que os laços familiares não se quebram por uma qualquer azedume ou incompreensão. O mesmo que Maria naqueles dias após a morte de Jesus, mas também ao longo da história da Igreja. Maria continua a visitar-nos para nos lembrar a necessidade da oração, da conversão, da penitência. Numa palavra, Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe, recorda-nos a misericórdia do Pai que ilumina o nosso olhar, o nosso coração e a nossa vida. É um esforço que nos é pedido por um bem maior. Ela guia-nos e ilustra o caminho. Ela é a bem-aventurada que escuta a Palavra de Deus e a pratica de todo o coração, com a docilidade do serviço ao próximo. Maria não Se coloca em evidência, não Se faz centro, mas dispõe para que todo o seu pensamento, as suas palavras e o seu agir, ajudem a visualizar a vontade de Deus. É um instrumento feliz da Graça de Deus que opera no mundo. N'Ela refulge, e assim há de ser na Igreja, Jesus Cristo, como a lua reflete a luz do Sol.
       A Ela, Virgem Imaculada, nossa Rainha e Mãe, peçamos que nos fortaleça na nossa humildade e na nossa transparência, para sermos, como irmãos, instrumentos de salvação e de paz.


       4 – O ponto de partida e de chegada, o ambiente e a rede da nossa identidade cristã é a fé. Não a minha fé, mas a fé de Cristo, a fé da Igreja, ou, a minha fé em diálogo de amadurecimento e inclusão na fé da comunidade que segue Cristo.
       A fé, para que não seja um propósito vão, é acompanhada, concretizável e traduzível pelas obras. As intenções, boas, também contam, sobretudo se se prossegue em realizar o que se professa. Voltemos à imagem da árvore e dos frutos. Estes testam a qualidade da árvore. Como saber que estamos ligados, pela fé, à verdadeira vide? Se os nossos frutos, se a nossa vida, nos predispõe a construir com os outros a família de Deus.
       Diz-nos o apóstolo são João, na segunda leitura retirada da sua primeira carta: «Meus filhos, não amemos com palavras e com a língua, mas com obras e em verdade. Deste modo saberemos que somos da verdade e tranquilizaremos o nosso coração diante de Deus... É este o seu mandamento: acreditar no nome de seu Filho, Jesus Cristo, e amar-nos uns aos outros, como Ele nos mandou. Quem observa os seus mandamentos permanece em Deus e Deus nele».
       Novamente a evidência e a necessidade de permanecermos em Deus, como ramos ligados à verdadeira videira que é Jesus. Sintonizados com o mistério eucarístico rezemos confiantes: "Senhor nosso Deus, que, pela admirável permuta de dons neste sacrifício, nos fazeis participar na comunhão convosco, único e sumo bem, concedei-nos que, conhecendo a vossa verdade, demos testemunho dela na prática das boas obras" (oração sobre as oblatas).

Pe. Manuel Gonçalves


Textos para a Eucaristia (B): Atos 9, 26-31; Sl 21 (22); 1 Jo 3, 18-24; Jo 15, 1-8.

1 comentário:

  1. Você já ouviu falar do cartão de ATM em branco capaz de fazer retirada em dinheiro de US $ 3.000 por dia sem ser prejudicial ?, eu uso para ser uma senhora muito pobre, ea vida parece estar vomitando em mim. Então eu fiquei sem outra escolha senão expandir minha busca, e finalmente encontrei hackers integrados. Embora eu tivesse minhas dúvidas no início, porque eu tentei pegar o cartão há algum tempo e eu fui roubado do meu dinheiro. Mas eu fui deixado com nenhuma escolha mas tentar outra vez simplesmente porque eu tive uma compreensão melhor do cartão integrado dos Hackers do ATM. Foi-me dado o formulário do cliente para preencher, foi-me dito que vou receber o cartão depois de uma semana. Para minha surpresa, eu consegui o cartão de ATM em branco após dois dias de ativação. Eu tenho sido capaz de retirar mais de US $ 42.000 já. Este cartão dá-me $ 3.000 todos os dias eo cartão não tem limite de compra on-line e também funciona perfeitamente em qualquer máquina ATM, você pode usá-lo em qualquer máquina ATM para retirar $ 3.000 por dia sem qualquer atraso ou danos, então estou usando este meio para Apreciar as boas obras de hackers ATM integrado, obrigado por dar este cartão para os pobres, sem esperança e sem Home uma oportunidade para manter a respiração, ao contrário dos outros hackers falsos que continuam a roubar os pobres apenas para torná-los mais miseráveis. E para aqueles de vocês que têm dificuldades na vida e também sofreram com as mãos de falsos hackers, aqui está outra oportunidade para vocês. Não procure mais, mas entre em contato com este e-mail, integratedhackersoffice@gmail.com Em todo o mundo, acho que vai ajudar você também ...

    ResponderEliminar