sábado, 10 de maio de 2014

Naqueles dias, a Igreja gozava de paz...

       O livro dos Atos dos Apóstolos dá-nos conta dos feitos dos apóstolos e da evolução das comunidades nascentes, partindo da Ascensão do Senhor para o ministério apostólico, onde são destacadas as figuras de Pedro e de Paulo. Pedro mais voltados para os judeus (residentes na Judeia) e Paulo mais voltado para a Diáspora (judeus fora da Palestina) e para os pagãos.
       Hoje, o relato evidencia como a comunidade crente tem o favor dos judeus e como Pedro é solicitado a cada instante. O Apóstolo não rejeita o desafia e parte ao encontro das pessoas e das suas necessidades, imitando assim o Seu Mestre e Senhor:
Naqueles dias, a Igreja gozava de paz, por toda a Judeia, Galileia e Samaria, consolidava-se e caminhava no temor do Senhor e crescia na consolação do Espírito Santo. Pedro, que percorria todas essas regiões, desceu também até junto dos fiéis que habitavam em Lida. Encontrou lá, prostrado numa enxerga havia oito anos, um homem chamado Eneias, que era paralítico. Disse-lhe Pedro: «Eneias, Jesus Cristo vai curar-te. Levanta-te e compõe a tua enxerga». E ele pôs-se logo de pé. Todos os habitantes de Lida e de Saron o viram e se converteram ao Senhor. Havia em Jope, entre os discípulos, uma senhora crente chamada Tabita, que quer dizer «Gazela». Era rica em boas obras e esmolas que fazia. Nesses dias caiu doente e morreu. Depois de a terem lavado, depositaram-na na sala superior. Como Lida era perto de Jope e os discípulos ouviram dizer que Pedro estava lá, enviaram-lhe dois homens com este pedido: «Vem depressa ter connosco». Pedro partiu imediatamente com eles. Quando chegou, levaram-no à sala superior e apresentaram-se todas as viúvas, chorando e mostrando as túnicas e mantos feitos por Gazela, enquanto estava ainda com elas. Pedro mandou sair toda a gente, pôs-se de joelhos e orou. Depois voltou-se para a defunta e disse: «Tabita, levanta-te». Ela abriu os olhos e, ao ver Pedro, sentou-se. Pedro estendeu-lhe a mão e levantou-a e, chamando os fiéis e as viúvas, apresentou-lha viva. Isto soube-se em toda a cidade de Jope e muitos acreditaram no Senhor. (Atos 9, 31-42).
        Mas se estes momentos trazem alegrias e sossego à comunidade cristã e aos apóstolos, cedo virão também as perseguições, de que já demos nota através da liturgia diária.

Sem comentários:

Enviar um comentário