segunda-feira, 14 de abril de 2014

Oração conclusiva da Via-sacra 2014

       Neste espaço pastoral, Tabuaço, Távora, Pinheiros e Carrazedo, seguimos a Via-sacra proposta por João Paulo II, partindo de textos do Evangelho (Mateus, Marcos, Lucas, João). No final de cada estação, uma oração que se contextualiza com o Evangelho e com as pessoas deste tempo. No final, uma ORAÇÃO que assume as várias estações da Via-sacra, tendo em conta também o Lema Pastoral da Diocese de Lamego - Ide e fazei discípulos.

A Oração para este ano:
       Senhor Jesus, nosso guia e irmão, que nesta e em outras noites da nossa vida, nos sintamos confortados com o Teu olhar, fortalecidos com o Teu amor, envolvidos com a Tua compaixão e como Tu, nosso Mestre e Senhor, procuremos – nada mais nada menos – fazer a vontade de Deus, Teu e nosso Pai.
       Com a Tua Palavra e com o Teu jeito de Te fazeres próximo, amigo, irmão, Senhor Jesus, confiaste-nos a Tua vida, a Tua história, quiseste ser caminho, verdade e vida, para que através de Ti pudéssemos saborear a presença amável de Deus. Trouxeste-nos o Céu: a bondade e a misericórdia, a humildade e o perdão, a paz, para iniciarmos já a construção do Teu reino de amor.
       Teremos sido – e talvez o voltemos a ser mais vezes – Judas que Te traiu, Pedro que te negou, discípulos que Te abandonaram com medo, multidão acusadora, Pilatos a lavar as mãos, pessoas religiosas que se julgam únicos destinatários do Teu amor.
       Com a Tua ajuda, com o Teu Espírito de Amor, aprendamos a ser como Maria, sempre perto de Ti, sendo Tua morada no mundo; como o discípulo amado, de olhar fixo na Cruz, pronto a seguir o que Tu mandares, como Simão Cireneu, ajudando a levar a cruz uns dos outros, em momentos de dor, de doença, de dificuldades na família, no trabalho, no sustento.
       Atraídos por Ti, imitemos as santas mulheres, sempre disponíveis para curar as Tuas feridas nos irmãos com quem andamos de candeias às avessas, nos vizinhos que vivem sozinhos, nos membros da nossa família com quem não falamos. E quando não nos restar mais tempo, que ainda tenhamos oportunidade para sermos Bom Ladrão do Paraíso, confiando no Teu olhar, ou Centurião para Te reconhecermos como Filho de Deus, ou José de Arimateia, tendo a grandeza de Te reconhecer também na morte.
       Mas a história não acaba aqui. Logo pela manhã das nossas vidas, Tu voltarás, com toda a luz, com toda a Vida. Despertos, com os olhos e os ouvidos bem abertos, com o coração pronto para amar, sabendo que nos encontras no nosso peregrinar, em cada pessoa a cruzar o nosso olhar, nos predisponhamos a seguir-Te, não esquecendo o teu desafio: Ide e fazei discípulos. Por aldeias e cidades, a cada irmão, levemos a tua a paz, o Teu amor…
       Vós que sois Deus com o Pai na Unidade do Espírito Santo.

Sem comentários:

Enviar um comentário