segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Novena da Imaculada Conceição - 3.º dia

       O terceiro dia da Novena coincidiu com o primeiro Domingo do Advento e o Pe. Jorge Henrique escolheu como tema para a pregação precisamente o tempo do Advento.
       Como habitualmente quando a novena encontra o Domingo, a celebração começou com a exposição/adoração do Santíssimo Sacramento, rezando-se o terço, seguindo-se com uma leitura Leitura do Evangelho de São Mateus (1, 18-25) com o quadro do nascimento de Jesus. Depois da proclamação do Evangelho, a pregação.
       O Advento é tempo de preparação para o Natal, com diversas figuras que nos ajudam a refletir, Isaías, João Batista, o Anjo, Maria e José.
       Se nos fixarmos na figura de Maria, padroeira desta comunidade de Tabuaço, vemos como Ela se prepara para acolher Jesus. Como qualquer mulher que se econtre grávida, também Maria prepara o ambiente para acolher Jesus, não apenas ajeitando um espaço, mas preparando-se interior, espiritualmente. E como é que nos preparamos espiritualmente? Pela oração diligente. Certamente pela escuta da Palavra, acolhimento da vontade de Deus, prática do bem. Maria faz dilatar a Palavra que cresce no Seu ventre, no seu coração e na Sua vida.
       Também a nós nos é pedido que preparemos a vinda de Jesus, pela oração, pela escuta e reflexão da Palavra de Deus, pela prática do bem, fazendo com que a Palavra de Deus cresça em nós, para depois nos tornarmos testemunhas desta Boa Notícia da salvação.

Sem comentários:

Enviar um comentário