domingo, 27 de outubro de 2013

Pe. Senra Coelho - ser instrumento de paz

       Na revista Família Cristã, como habitualmente, o Pe. Senra Coelho responde a uma carta dos leitores. Na última edição, novembro 2013, intitula a reflexão "ser instrumento de paz, procurando apontar caminhos quando surgem dificuldades no seio da família:
SEIS PASSOS:
1.º estar em paz connosco memso, por para transmiir a paz, temos de estar em paz e para perdoarmos temos de nos sentir perdoados. Só controlando-nos e conquistando a serenidade podemos refletir e dialogoar.
2.º Delimitar a zona de conflito, sem deixar que as contendas alastrem a toda a família e a todos os aspetos familiares.
3.º Não ir além das ofensas recebidas, empolgando ou dramatizando, mas cultivar com a serenidade a leitura obejectiva dos factos.
4.º Controlar todos os ímpetos de rancor e vingança, percebendo que esses sentimentos são inferiores, pois o coação magnânimo é grande e sabe perdoar.
5.º Assumir a atitude de Jesus, que São Paulo recorda na Carta aos Romanos (12, 14-21): «Bendizei os que vos perseguem; bendizei, não amaldiçoeis. Alegrai-vos com os que se alegram, chorai com os que choram. Preocupai-vos em andar de acordo uns com os outros; não vos preocupeis com as grandezas, mas entregai-vos ao que é humilde; não vos julgueis sábios por vós próprios. Não pagueis a ninguém o mal com o mal; interessai-vos pelo que é bom diante de todos os homens. Tanto quanto for possível e de vós dependa, vivei em paz com todos os homens. Não vos vingueis por vós próprios, caríssimos; mas deixai que seja Deus a castigar, pois está escrito: É a mim que compete punir, Eu é que hei-de retribuir, diz o Senhor. Em vez disso, se o teu inimigo tem fome, dá-lhe de comer; se tem sede, dá-lhe de beber; porque, se fizeres isso, amontoarás carvões em brasa sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer pelo mal, mas vence o mal com o bem».
6.º O perdão nos cristãos encontra um modelo em Jesus cristo, o qual amor e perdoou aqueles que O odiavam e decidiram eliminar: «Pai perdoa-lhes porque não sabem o que fazem»

Sem comentários:

Enviar um comentário