quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Joseph Ratzinger - a CRUZ é o lugar da origem da fé

“Hoje podemos afirmar com bastante certeza que a cruz é o lugar de origem da fé em Jesus, o Cristo, e de toda a fé cristã. O próprio Jesus não Se autoproclamou diretamente Cristo («Messias»). Esta afirmação, que no parece um pouco estranha, sobressai hoje com alguma nitidez no meio das disputas dos historiadores, qua causaram tantas confusões. E revela-se incontornável precisamente quando se assume a devida posição crítica diante do procedimento precipitado de subtração que atualmente domina a investigação sobre Jesus. Pode-se dizer, portanto, que Jesus não declarou claramente que era o Messias (Cristo) – quem o declarou foi Pilatos, que se baseou, por sua vez, na acusação feita pelos judeus; cedendo às instâncias deles, Pilatos mandou colocar no alto da cruz, nas línguas universais daquela época, o motivo pelo qual Jesus foi executado, proclamando-O rei (= Messias, Cristo) dos judeus. Este título de execução, ou seja, a sentença de morte proferida pela história, transformou-se, na sua unanimidade paradoxal, na «profissão de fé», no verdadeiro ponto de partida e na raiz da fé cristã que vê em Jesus o Cristo. Na sua condição de crucificado, esse Jesus é o Cristo, o rei. Ele é o rei enquanto crucificado. Ser rei é, no seu caso, ter-Se entregado a Si mesmo aos homens; a palavra, a missão e a existência tornam-se idênticas precisamente na entrega dessa existência. Assim, a sua existência é a sua palavra. Ele é a Palavra, porque é amor. A partir da cruz, a fé passa a entender cada vez melhor que esse Jesus não Se limitou simplesmente a fazer e a dizer algo, mas que n’Ele a missão e a pessoa são idênticas, de moto que Ele já é aquilo que diz… esse Jesus é «Palavra», é «Verbo», uma pessoa que não só tem palavras, mas também é a sua palavra e a sua obra, é o próprio logos («a Palavra», a razão), desde sempre e para sempre; ela é o fundamento sobre o qual se ergue o mundo. Quando encontramos uma pessoa assim, ela passa a ser aquela razão de ser que nos sustenta e pela qual todos somos sustentados.

Sem comentários:

Enviar um comentário