segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Novena de Santa EUFÉMIA - terceiro dia

       A nossa proposta de reflexão centrar-se-ia no seguinte título: Aprender na escola de Santa Eufémia (Veja-se os títulos da NOVENA de Santa Eufémia, os anteriores e os atuais).
       A imagem de Santa Eufémia traja uma magnífica capa/manto. Poderia ser apenas um aspeto decorativo, desconhecendo-se por certa que roupas vestiria a jovem Eufémia, ainda que estudando a época e a região se pudesse chegar a uma possibilidade aproximada de indumentária. Curiosamente na Paróquia de Pinheiros, talvez com a preocupação de salientar a imagem/estátua de Santa Eufémia, acrescentavam-lhe um manto em pano pregado à madeira dourada, estragando dessa forma a própria imagem e sem acrescentar beleza. Popularmente, diríamos que quando uma senhora se pinta a preocupação é embelezar o rosto, sublinhar os olhos, ou as maças do rosto, ou disfarçar algum traço que não se gosta tanto. No caso da imagem, escondia a riqueza desta obra de arte e certamente o trabalho do escultor.
     Imagem à parte, vamos ao tema de hoje. O manto estará ligado à vida de Santa Eufémia. De uma família nobre, com posses, ela teve condições para estudar, frequentando uma escola, ou recebendo a instrução através de professores particulares. Instruiu-se com os professores, mas como todos nós, instruiu-se com a família, com os pais, seguindo de perto os ensinamentos da mãe, os seus conselhos. E muito terá aprendido com o testemunho de outros cristãos, dos mártires, cuja vida era oferecida por serem cristãos. O testemunho de muitos deles, fê-la corajosa na hora de também ela ser chamada a dar testemunho, com palavras, desafiando a autoridade e incentivando a coragem daqueles que eram torturados e estavam à beira de ser mortos, e depois enfrentando também na sua pele as torturas e a morte.
       Hoje o evangelho (Lc 6, 6-11), traz-nos a cura de um paralítico a um sábado, mostrando-nos que todas as horas são boas para fazer o bem, como em todas as circunstâncias podemos bendizer e bem-fazer. Assim o fez Santa Eufémia, aprendamos na sua escola, ela que aprendeu na Escola de Jesus e de muitos cristãos e cristãs que testemunharam a sua fidelidade a Deus.

Sem comentários:

Enviar um comentário