quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Novena de Santa Eufémia - quinto dia

       Já lá vão 12 anos, mas o 11 de setembro de 2001 continua a ser uma data que abalou profundamente a humanidade. Naquela tarde, os ataques terroristas contras a torres gémeas de Nova Iorque, entraram nas nossas casas e com espanto pudemos constatar que nenhum lugar do mundo é seguro quando deixamos que o ódio, a violência e a guerra guiem relações pessoais, familiares, sociais, internacionais. Passaria pela mente de alguém que o coração da Américia sofresse um ataque tão violento? E a violência que veio depois, pagará as vidas dos que morreram nesse dia? E a guerra que alguns querem contra a Síria, ajudará a trazer a paz ao mundo?
       Evocando esse dia, propomos que com Santa Eufémia aprendamos "respeitar e proteger os outros", e à violência respondámos com perdão e com amor. Jesus, santa Eufémia, santa Bárbara, tantos homens e mulheres vítimas de violência, usando argumentos religiosos. Jesus por Se fazer passar por Filho de Deus. A jovem Eufémia é torturada e morta por se afirmar cristã. Ainda assim, e à semelhança de outros mártires, responde com compaixão, rezando pelos seus carrascos, louvando a Deus até pelo sofrimento infligido.
       Hoje o Evangelho (Lc 6, 20-26) é um modo novo de viver. "Bem-aventurados sereis, quando os homens vos odiarem, quando vos rejeitarem e insultarem e proscreverem o vosso nome como infame, por causa do Filho do homem. Alegrai-vos e exultai nesse dia, porque é grande no Céu a vossa recompensa. Era assim que os seus antepassados tratavam os profetas".
       Diante de Prisco, o procônsul e juiz romano, Eufémia aparece corajosa, alegre, disponível para testemunhar Jesus Cristo, retomando de algum modo o desejo de São Paulo de rapidamente entrar na Glória de Deus: “É por eu ser nobre que preferes estrangeiros e desconhecidos e lhes dá a glória prometida, antes a eles que a mim, chegando deste modo primeiro junto de Cristo?” 
       Olhando para a primeira leitura (Col 3, 1-11) - Se ressuscitastes com Cristo, aspirai às coisas do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. Afeiçoai-vos às coisas do alto e não às da terra. Porque vós morrestes e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus - vemos como Santa Eufémia aspira às coisas do alto, correndo o sério risco de ser morta, deixando-se atrair pela eternidade de Deus.

Sem comentários:

Enviar um comentário