quarta-feira, 10 de julho de 2013

FRANCISCO - o Papa de todos nós

       A eleição de Jorge Mario Bergoglio, no passado dia 13 de março, tem suscitado imensa curiosidade. Já aqui demos nota de livros sobre o Papa, como O Jesuíta, biografia do Cardeal de Buenos Aires, outras breves biografias, e agora sugerimos o que se segue:

A. TORNIELLI, Francisco, o Papa de todos nós. Esfera dos Livros. Lisboa 2013, 184 páginas.
       Andrea Tornielli é vaticanista, jornalista do diário La Stampa e do site Vatican Insider, e já escreveu sobre outros Papas, , Pio XII, João Paulo I, Bento XVI, ou sobre o Cardeal Carlo Maria Martini. Dá agora à estampa esta biografia do Papa, apresentando alguns dados já conhecidos, curiosidades como o livro "O Jesuíta" que revê enquanto se espera pela eleição do Papa, ou a entrevista a Bergoglio por ocasião do Consistório de fevereiro de 2012, em que são feitos novos cardeais, ou ainda as respostas que acentuam a preocupação do Ano da Fé convocado por Bento XVI.
        Têm aparecido muitos livros e muitos comentários. Para uma leitura séria é necessário ler sobre, quando é possível, e ler aquilo que o próprio disse ou escreveu. Este é um trabalho sobre a vida do atual Papa, mas recolhe textos e intervenções do então Bispo e Cardeal Jorge Bergoglio. Aparecem passagens de livros já aqui recomendados: O Jesuíta - Papa Francisco. Conversas com Jorge Bergoglio, ou JORGE BERGOGLIO e ABRAHAM SKORKA, Sobre o Céu e a Terra.
       No texto pode ver-se o contexto da renúncia de Bento XVI, os primeiros passos de Francisco, como Papa, palavras e gestos, a razão da escolha do nome, a misericórdia de Deus, a humildade, a fé, bem como desafios que se colocam à Igreja e ao seu primeiro servidor.

Sem comentários:

Enviar um comentário