sexta-feira, 24 de maio de 2013

O amigo fiel é remédio da vida

       A palavra amável multiplica os amigos e uma língua afável atrai saudações agradáveis...  há amigos de ocasião, que não serão fiéis no dia da adversidade. Há amigos que se tornam inimigos, revelando as vossas contendas para tua humilhação. Há amigos para a mesa, que não serão fiéis no dia da desgraça... Afasta-te dos teus inimigos e acautela-te dos teus amigos. O amigo fiel é abrigo seguro: quem o encontrou descobriu um tesouro. O amigo fiel não tem preço: não se pode medir o seu valor. O amigo fiel é remédio da vida: os que temem o Senhor hão-de encontrá-lo. Quem teme o Senhor orienta bem a sua amizade, porque tal como ele é, assim é o seu amigo (Sir 6, 5-17).
       Ben Sirá, na sua experiência e sabedoria, fala-nos hoje da amizade. O amigo vê-se na adversidade e quem encontrou um amigo verdadeiro encontrou um tesouro. Na bonança muitos parecem ser os amigos. Na adversidade se vê quem permanece, quem é verdadeiramente amigo.
       Para lá do cuidado na escolha dos amigos, importa antes de mais o temor de Deus, para que vivendo de acordo com a Sua vontade, a amizade possa tornar-se mais autêntica.

1 comentário: