quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Continuará o Concílio atual?

       Com o início do ANO DA FÉ, coincidindo com os 50 anos da abertura do Concílio Ecuménico Vaticano II, a oportunidade de voltar a este acontecimento extraordinário da vida da Igreja. Bento XVI mostra, nesta ligação, a importância do Concílio para o aprofundamento da fé cristã, para a interpelação da sociedade à Igreja do nosso tempo.
       Para melhor conhecermos o Vaticano II, fonte inspirador do trabalho pastoral em toda a Igreja Católica, na abertura à sociedade e às outras confissões cristãs e outras religiõees, há que ler/estudar os documentos promulgados, outros que são sequenciais, como o Catecismo da Igreja Católica, mas certamente será uma mais valia a leitura de estudos sobre o Concílio.
       O Pe. João António, sacerdote desta nossa Diocese de Lamego, Reitor do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, em Lamego, achou por bem contribuir com este livro - Continuará o Concílio Atual? O Vaticano II como acontecimento e, sobretudo, como itinerário, Edição da Gráfica de Coimbra 2, Coimbra 2012 - para aprofundar a vida da Igreja antes do Concílio, a vivência do Concílio em toda a Igreja e na sociedade daquele tempo, e o pós-concílio, a forma como a Igreja assimilou as grandes interpelações do Vaticano II. Por outro lado, 30 propostas de reflexão para a Igreja atual.
       D. António Couto prefaciou este estudo:
       "... O Padre João António desdobra este belo percurso ou itinerário pelo Concílio Vaticano II, repassando os seus principais Documentos e outros textos do Magistério da Igreja, e sempre em diálogo com a cultura contemporânea. este percuso ou itinerário mostra-se muito claro e acessível, e pode ser seguido com proveito e agrado por todos, sobretudo por todos quantos no seio da Igreja se dedicam ao ministério pastoral".

Sem comentários:

Enviar um comentário