segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Novena da Imaculada Conceição - 4.º dia

        O quarto dia da Novena de Nossa Senhora da Conceição coincidiu com o Domingo, e neste caso concreto, com o Domingo I do Advento. Habitualmente a novena consta da recitação do Terço, celebração da Santa Missa e pregação incluída. Ao domingo, oportunidade para exposição e bênção solene do Santíssimo Sacramento, com a recitação do terço e pregação.
       O Padre pregador escolheu para o quarto dia a passagem da Visitação de Nossa Senhora à Sua prima Isabel. Depois da recitação do terço, a proclamação do Evangelho de São Lucas, narrando a Visitação, seguindo-se a reflexão.
       O Pe. Ricardo começou por falar na generosidade das abelhas e na doçura que espalham, "saltando" de flor em flor. Assim Maria espalha doçura. Não fica em casa. Vai e vai rapidamente visitar Isabel. O evangelho mostra que Maria e Isabel se saudaram, mal se encontram. O normal seria bater à porta e aguardar. Deus não bate à porta e espera. Entra de rompante na nossa vida. Cabe-nos depois acolher ou não. É Maria que visita Isabel, mas já com a marca de Jesus. É Cristo que já opera n'Ela maravilhas.
       Cristo irrompe na nossa vida, como na de Maria. E nós como reagimos, como espalhamos a doçura que Ele nos traz? Vamos ao encontro do irmão?

Sem comentários:

Enviar um comentário