domingo, 2 de dezembro de 2012

Novena da Imaculada Conceição - 3.º dia

       Terceiro dia da NOVENA de Nossa Senhora da Conceição, sábado, 1 de dezembro, Eucaristia com crianças e com o Compromisso dos Acólitos. O Pe. Ricardo, Pregador deste ano, usou duas imagens na reflexão que nos propôs: um contrato imobiliário (de arrendamento), e o para-quedas.
       Num contrato imobiliário há direitos e deveres, daquele que cede e daquele que arrenda a casa para aí habitar.
       Com Jesus Cristo, Deus faz um contrato connosco. Quem paga renda fá-lo todos os meses. Jesus paga de uma vez para sempre, com a Sua vida, na Cruz. Uma única tranche a favor da humanidade inteira.
       Entra em nossa casa, no nosso coração, na nossa vida e apropria-se. Não Se vai embora. A condição que nos coloca tem a ver com a liberdade que possuímos, basta abrir-lhe as portas do nosso coração, tornámo-nos Sua casa, Sua habitação. Inunda-nos, preenche toda a nossa vida.
       Maria é a arrendatária, a intermediária. Na Anunciação, quando aceita ser a Mãe do Filho de Deus, Ela sabe que vai ser Mãe de um Filho que não é dela, e não é para Ela. O Filho é da humanidade inteira. Gera um Filho para nós. É Ela que possibilita o contrato connosco.
       A segunda história: um aviador que se despenhou na 2.ª Grande Guerra, e ao cair foi salvo pelo para-quedas que não o deixou ficar mal. Feito prisioneiro de guerra, depois desta acabar regressou aos EUA e a partir de então foi várias vezes solicitado para conferências, entrevistas, para falar da guerra e da forma como fora tratado. Um dia, no final de uma dessas conferências, do meio da audiência, um homem levantou-se, simples, pobre, anónimo, e perguntou-lhe se sabia quem lhe tinha dobrado o para-quedas que lhe permitiu sobreviver à queda do avião? Identificou-se. Agora, sempre que solicitado, começa as conferências perguntando à assembleia quem - hoje - vos dobrou o para-quedas, ou a quem nós dobramos o para-quedas...
       Assim é Maria com Deus e de Deus para connosco. Simples, humilde, pobre, responde SIM ao anúncio do Anjo. É Ela que nos traz o para-quedas, que o "dobra" para que Ele nos salve. E nós para quem dobramos o para-quedas?...

Sem comentários:

Enviar um comentário