terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Novena da Imacaulada Conceição - 5.º dia

       Ao 5.º dia de Novena, o Pe. Ricardo brindou-nos com uma reflexão mais centrada em São José. A novena está atravessada pelo início do tempo do Advento, preparação para o Natal. São José é uma figura incontornável do Advento e do Natal.
       São José é o único homem a quem Deus chama Pai. O habitual é nós chamarmos a Deus nosso Pai. No caso concreto, José é verdadeira/legalmente o Pai de Jesus. É Filho de Maria e do Espírito Santo. Mas José acolhe-o como filho. Cuida dele. Responde às suas perguntas e às suas brincadeiras. Prepara-lhe uma casa para Ele morar. Ensina-lhe uma profissão.
       São José ensina-nos que a paternidade é muito mais do que a relação biológica. É PAI aquele que ama, que protege, que cuida, como José o faz em relação a Jesus.
       José ama até à loucura. É amor louco por Maria. Amor louco por Jesus. Amor louco por Jesus.
       Uma mulher que lhe está prometida. De repente diz-lhe que está grávida e que o Filho é de Deus. A dúvida é terrível, o sonho de uma vida feliz a dois, dá lugar a um pesadelo. Mas eis a segunda anunciação. A primeira a Nossa Senhora, que diz SIM a Deus. A segunda anunciação do Novo Testamento, do Anjo a José, em sonho. Em Maria, o sonho dá lugar à realidade de ser Mãe de Deus. Em José, a realidade, Maria que será a Sua mulher e a Mãe dos seus filhos, dá lugar ao sonho, ao pesadelo. Na sua anunciação José diz NÃO aos preconceitos humanos. Se José denunciasse Maria, esta seria, segundo a Lei, morta por apedrejamento. José decide fugir, deixá-la em segredo, para que Maria fique em segurança e não seja morta. Com a anunciação José diz NÃO à fuga.
São José mostra-nos como podemos preparar a casa para acolher Jesus, para acolher Maria, para acolhermos quem passa. Levando o amor até à loucura. Ele é ve3rdaeiro Pai de Jesus porque O ama até ao limite.
 (imagem do teto da Igreja Paroquial - altar-mor)

       Quando morre, José tem o Céu ao pé de Si, Jesus. Ele que preparou a casa para acolher o Céu, deixa agora o Céu, e parte da terra. Morre no Céu. É uma honra imensa, estar acompanhado, no leito da morte, por Maria e pelo Céu, por Jesus Cristo.

Sem comentários:

Enviar um comentário