quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Santa Eufémia - feliz mesmo na tormenta - 6.º Dia

       Seguindo os itens da NOVENA publicada pela paróquia, hoje a expressão proposta para reflexão - A Alegria no rosto de quem ama - enquadra-se em perfeição com o Evangelho das Bem-aventuranças (Lc 6, 20-26) proclamado na Eucaristia.
        "Bem-aventurados sereis, quando os homens vos odiarem, quando vos rejeitarem e insultarem e proscreverem o vosso nome como infame, por causa do Filho do homem. Alegrai-vos e exultai nesse dia, porque é grande no Céu a vossa recompensa".
       Santa Eufémia sente-se "afortunada", bem-aventurada, por ser digna de dar a vida pela fé em Jesus Cristo, Ela mostra-nos uma alegria contagiante diante dos perigos que a afligem. Sabe que se aproxima o seu martírio. Mas não são as adversidades que a desmobilizam ou a paralizam. Mantém o discernimento muito vivo: morrer por Jesus Cristo é uma honra que a levará a receber a coroa de glória na eternidade. Manifesta ao perseguidor a pressa em se juntar ao grande número de mártires, para assim se encontrar em definitivo com o seu Amado: Jesus Cristo.
       Tudo o mal deve ser combatido, e todo o sofrimento deverá ser evitado, ou curado, quando é possível e está ao nosso alcance ou da medicina. Em todo o caso, mesmo no sofrimento, e quando nos fazem mal, é possível que queiramos e persigamos o bem. Nada nos devará separar do amor de Deus, nem a própria morte. Somos bem-aventurados quando damos prioridade ao bem, à verdade, à justiça, ao amor de Deus, mesmo que isso nos custe a perseguição, a difamação ou a própria morte.
       Que, em Santa Eufémia, encontremos a firmeza na afirmação positiva da nossa fé em Jesus Cristo e no seu evangelho de amor.

Sem comentários:

Enviar um comentário