sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Novena de Santa Eufémia de Pinheiros: 1.º Dia

       Inicia-se hoje a novena em honra de Santa Eufémia, na paróquia de Pinheiros (Tabuaço).
       Como em anos anteriores, pelas 20h30, terá lugar a celebração da Santa Missa, com a recitação do Rosário. Todos os dias, à excepção de Sábado e Domingo, em que a celebração da Eucaristia será da parte da manhã.
       Tradicionalmente esta é a última das festas populares do Concelho. É das maiores festas. A devoção Santa Eufémia espalha-se por todo o concelho de Tabuaço, mas também ao concelhos vizinhos de Armamar e de Moimenta da Beira. É um tempo de festa mas também romaria. Muitas pessoas chegam para cumprir as suas promessas, muitas partirão confiantes na intercessão de Santa Eufémia no auxílio das suas dificuldades.
       No primeiro dia, seguindo a NOVENA publicada há três anos, acentuar-se-á o ambiente familiar em que nasceu Santa Eufémia. A este propósito, e seguindo a leitura do Evangelho proposto para hoje, diríamos que a tradição ajuda Santa Eufémia ao nível da educação humana e cristão. O ambiente favorece-a num primeiro momento. Mas depois, a tradição, ou o espírito da época, de perseguição à Igreja e aos cristãos, levá-la-á à morte. Assume a fidelidade a Jesus Cristo como orientação decisiva e definitiva nas suas escolhas.
       Com Jesus Cristo, diríamos que as tradições só são defensáveis se promovem a pessoa, a sua dignidade e da sua felicidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário