segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Discípulos e Apóstolos da Palavra - 4.º Dia de Novena

       No quarto dia de Novena, seguindo a proposta publicada da mesma, a linha de orientação obedece à expressão: "Discípulos de Jesus, Apóstolos da Palavra de Deus". Poderíamo-nos remeter ao Evangelho de ontem, uma vez mais, para concluir facilmente que Santa Eufémia é ouvinte atenta da Palavra de Deus, aprende a conhecer, a amar, a viver Jesus Cristo. E, simultaneamente se torna anunciadora da fé em Jesus Cristo e da Palavra de Deus, testemunhando com a alegria, serenidade e confiança a vida nova em Deus.
       No Evangelho (Lc 6, 6-11) proposto para esta segunda-feira, Jesus confronta-se com o preconceito de fariseus e escribas. Entra na sinagoga a um sábado, para ensinar, e depara-se com um homem com uma mão atrofiada. Oportunidade para fazer visualizar o poder e amor de Deus. Chama para a luz aquele homem e cura-o, permitindo-lhe dessa forma que tenha uma vida com mais conforto e qualidade.
       Por um lado, a força de Deus que é preenchida de um amor imenso pela humanidade. Cada gesto de Jesus revela que Deus Se coloca do nosso lado. Por outro, o bem não tem dia nem hora. Todas as horas são boas para fazer o bem. Não há tempo bom para fazer o mal.
       Na resposta, os escribas e fariseus congeminam "para fazerem a folha" a Jesus.
        Eufémia alimenta-se de Jesus e da Sua palavra, não temendo os perseguidores e carrascos dos cristãos. É firme a sua fé e confiança em Deus. Diante do Juiz ela não treme. Mais vale a morte do que renegar o Senhor da Vida e da morte. Eufémia, como Jesus, está sujeita às tramas das autoridades que ora usam a adulação, ora usam a ameaça, ora mostram como sofrem aqueles que não negarem Jesus Cristo.
       Grande é o testemunho de Eufémia, junto das autoridades como junto de todos aqueles que são presentes ao juiz, mostrando que só Deus é o verdadeiro JUIZ.

Sem comentários:

Enviar um comentário