sexta-feira, 18 de maio de 2012

Mensagem do SDPJ para a XXVII Jornada da Juventude

       Hoje, como ontem, Cristo continua com a mesma juventude animar a Juventude. Isto porque Jesus nunca deixou de ser jovem. Morreu bastante novo e porque ressuscitou poucos dias depois, não teve sequer tempo de envelhecer. Portanto, a Sua presença no meio de nós está para sempre emoldurada pela jovialidade eterna. É tocado por esta certeza e pela experiência feliz do encontro com o Ressuscitado que São Paulo nos diz agora a nós: Alegrai‐vos sempre no Senhor! Alegrai‐vos! (Ef 4, 4).
       Quando todos os discursos se revestem de desespero e de angústia; quando todos os visionários anunciam crises e desilusões e quando o sol da esperança parece ter estacionado no longínquo poente, não é hora de amainar as velas para nos entregarmos ao sabor da corrente. Antes pelo contrário, é o momento oportuno e o tempo favorável para espalhar nos campos férteis do coração humano a semente perfumada do amor. Pois, é quando o mundo menos merece, que mais precisa de ser amado. Esta atitude será́ sempre a nossa resposta ao insistente convite de Jesus: Permanecei no meu amor (Jo 15, 9). 
       É este mesmo compromisso que queremos assumir em mais uma Jornada Diocesana da Juventude. Através das mais diversas atividades que fomos fazendo como grupo, como paróquia ou como diocese, ao longo do ano pastoral – preparação remota - e, particularmente, com este conjunto de três catequeses, da Mensagem do Papa Bento XVI e da Mensagem do nosso Bispo - preparação próxima -, queremos no próximo dia 19 de Maio, cimentar o nosso Sim á colaboração alegre com Jesus Cristo, na criação de uma Humanidade mais amante de Deus, porque mais amada pelos Homens.

Para download em  PDF:

Sem comentários:

Enviar um comentário