quinta-feira, 3 de maio de 2012

Maria é a presença que abre, que envolve outras pessoas

       Envolver. Maria vai ter com os criados, procura-os, reúne-os e fala com eles. Maria é a presença que abre, que envolve outras pessoas: Jesus,  os criados, os comensais, o mestre-sala e, por fim, os discípulos. É a mulher das relações abertas e criativas, que não isola, pronta a estabelecer a ponte de um ao outro.
       No Evangelho, Maria nunca aparece só, é mulher de encontros e pede-nos que sejamos assim, como ela, na família, na comunidade eclesial, na sociedade civil, nunca isolados, nunca sem os outros, criadores de relações, envolvidos e envolventes. Este é o percurso, para que corra bom vinho, vinho de fraternidade, nas mesas do mundo, por uma cultura de solidariedade.
      ...
       A salvação vem porque Ele me ama, não porque eu O amo. Deus está atento ao vinho que acabou, à lucerna com luz mortiça, ao bastão rachado. Não há mérito algum no pavio fumegante, mas tão-somente um desejo de fogo e luz.
       Maria ajuda-nos a mudar a nossa imagem de Deus e, insistindo neste milagre, quase forçando-o, mostra-nos que a Deus interessa a felicidade dos homens, que se preocupa mais com ela do que com a sua própria fidelidade.

ERMES RONCHI, As casas de Maria

Sem comentários:

Enviar um comentário