segunda-feira, 28 de maio de 2012

Jacob e os seus filhos - Génesis 30, 1-43

       Jacob trabalhou para Labão durante muitos anos. Durante esse tempo, Lia deu-lhe seis filhos. Como era então costume, ele teve também filhos das escravas das suas mulheres: dois da escrava de Lia e dois da escrava de Raquel.
       Durante muito tempo, Raquel não teve filhos. Até que por fim teve um filho. Ela chamou-lhe José.
       O nascimento assinalou um ponto de viragem para Jacob. Ele foi procurar Labão. “Servi-vos bem” – disse ele. “Agora gostaria de levar a minha família e regressar ao país onde nasci.”
       “Hmm” – disse Labão. “Suponho que te devo deixar ir. O que te devo pagar para saldar as nossas contas?”
       “Oh, eu pensei numa proposta simples” – disse Jacob. “Ajudei a aumentar os vossos rebanhos de ovelhas e cabras. Quando eu partir, deixa-me levar aquelas que forem pretas ou malhadas.”
       Labão deu uma gargalhada. “De acordo” – disse ele.
       Ambos os homens entendiam da criação de ovelhas e de cabras. Agora o acordo estava assente e levaria a melhor quem fosse mais esperto. Para consternação de Labão, Jacob havia delineado a forma exata como acasalar os carneiros e as ovelhas, os bodes e as cabras. Labão e os seus filhos foram ficando furiosos: na medida exata em que Jacob acumulava enormes rebanhos, os seus iam diminuindo.
       A questão transformou-se numa enorme discussão familiar. Após muito amargor, Labão e Jacob concordaram em seguir caminhos separados.

Mónica Aleixo, in Boletim Voz Jovem, abril 2012.

Sem comentários:

Enviar um comentário