sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

A minha alma exulta de alegria no Senhor...

(Teto da Igreja Paroquial de Tabuaço)

       Ao terceiro dia de NOVENA, o Pe. Giroto partiu da Visitação de Nossa Senhora à Sua prima santa Isabel, para nos envolver no testemunho de Maria, que não regateia condições favoráveis para ir ao encontro de sua prima, simplesmente vai, faz-se à estrada, sem dar demasiada importância às dificuldades que iria encontrar pelo caminho, ou que encontraria na volta a casa.
       Maria procura realizar a vontade de Deus, mais do que os comentários que possam surgir da parte de terceiros. É isso o mais importante também na nossa vida como crentes, fazer a vontade de Deus e não agir só porque esta ou aquela voz que se levanta nos força ou nos inibe.
       Maria dá-nos o exemplo. Não fica a lamentar-se sobre o que poderia fazer ou o que poderia ter feito. Põe-se a caminho. Vai ao encontro. Na atenção aos outros, procura satisfazer a suas carência. É o compromisso dos cristãos, ir ao encontro dos outros, procurando responder às suas necessidades, não apenas materiais mas também espirituais.
       Por outro lado, a fé de Maria em Deus, como a de Isabel, leva-A a proclamar as maravilha do Senhor. Poderia manter o silêncio, ficar com a alegria só para si, mas partilha-a com Isabel e connosco. Assim também a nossa fé nos aproxima dos outros, da comunidade e leva-nos a testemunhá-la aos outros, em palavras e em obras (de misericórdia).
       É a fé que nos salva. Mas a fé leva-nos à prática das boas obras. A fé de Maria condu-la à montanha para ajudar Isabel.

Sem comentários:

Enviar um comentário