sábado, 10 de setembro de 2011

Santa Eufémia vive na rocha firme do Evangelho

       Na sequência da reflexão da Palavra de Deus proposta para hoje, tendo como exemplo Santa Eufémia, no decurso da novena em sua honra, apraz-nos sublinhar que ela soube levar a sua profissão de fé até às últimas consequências.
        Jesus lembra-nos hoje que não basta a fé, não basta professarmos que Ele é o Senhor, se depois não escutarmos a Sua Palavra e não a pusermos em prática. Com efeito, a árvore vê-se pelos frutos. De pouco adianta dizer quer é uma boa/excelente árvore se os seus frutos são intragáveis, são ruins. Vale também para nós, pelo fruto se vê a autenticidade da nossa fé.
       Santa Eufémia, nascida e educada num ambiente cristão, quando chega a hora da provação dá um testemunho de coragem e de fidelidade que se tornam para nós um exemplo e um estímulo. Por um lado, refira-se, não é por nascermos (também nós) em ambiente cristão que nos tornamos verdadeiros cristãos, por vezes somo-lo apenas de nome. Por outro lado, nas circunstâncias actuais do relativismo rreligioso torna-se imperioso não nos envergonharmos de sermos cristãos e de agirmos como tal na vida política, social, económica, cultural.
       Eufémia dá bons frutos. Dela colhemos a alegria de se afirmar cristã, enfrentando a tortura, a ofensa, e a própria morte. Se hesitações, mantendo sempre uma grande intimidade com Jesus. Ela constrói a sua casa sobre rocha firme, nenhuma tempestade abala os alicerces da sua casa, pois está suportada em Jesus Cristo.

Sem comentários:

Enviar um comentário