sábado, 17 de setembro de 2011

Festa de Santa Eufémia e Santa Bárbara... o C e o P...

       Pinheiros viveu o segundo dia de Festa religiosa. Ontem centrados em Santa Eufémia, hoje, em Santa Bárbara. O pregador, Pe. António Jorge Giroto, numa reflexão simples e significativa, partindo da Palavra de Deus e apresentando Santa Eufémia e Santa Bárbara como cristãs que levaram a séria a vocação primordial, a vocação à santidade.
       Ontem, no primeiro e principal dia da Festa, em honra de Santa Eufémia, apresentou-a na leta C: de CONFIANÇA (em Deus, na vida, no futuro, nos outros), de CONHECIMENTO (não apenas intelectual, mas prático, do que se relaciona e vive com os outros, conhecimento de Deus, da Sua Palavra), de COMPORTAMENTO (a fé e o seguimento de Jesus Cristo levam a alterar os comportamentos no dia a dia), de COMPROMISSO (com o mundo circundante, com as pessoas que nos rodeiam). Vivendo pela Fé, em atitude de esperança e de caridade.
       Hoje, com Santa Bárbara, à volta da letra: PERSEGUIÇÃO (foi perseguida, até pelo próprio pai; foi baptizada pela sua vontade e contra a vontade do Pai; também hoje os cristãos enfrentam perseguições, por vezes são como ela encarcerados em torres...), PALAVRA DE DEUS (onde Santa Bárbara e Santa Eufémia alimentaram a sua fé e fortaleceram as suas convicções. Assim também como cristão devemos partir da Palavra de Deus), PRIVAÇÃO (só tinha uma torre, o pai despojou-a de todos os bens... e também a privação progressiva da nossa vontade para que em nós aumente a vontade de Deus), PERDÃO e PAZ (fruto de quem ama, da caridade que Deus nos comunica)... e PERMANECER (na Igreja, no cristianismo, dando testemunho de Jesus Cristo, no quotidiano, mesmo e apesar das provações)...

Sem comentários:

Enviar um comentário