segunda-feira, 13 de junho de 2011

Peregrinação da Catequese a Fátima [2]

       A Peregrinação Nacional das Crianças a Fátima realiza-se, cada ano, nos dias 9 e 10 de Junho. Este ano, no âmbito da catequese, decidimos também participar.
       Destarte, com as crianças e adolescentes da Paróquia de Tabuaço (que inclui crianças de Pinheiros e Carrazedo) e da paróquia de Távora, com catequistas, com alguns pais e ainda algumas pessoas adultas lá nos fizemos à estrada em "peregrinação" para o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, coração de Portugal, altar do mundo, para aí encontrarmos um mar de gente, com muita cor, muita alegria, muita paz, com muita festa, com muito cântico.
       Como acentuou o Bispo de Aveiro, D. António Francisco dos Santos, Nossa Senhora dá-nos o melhor tesouro, Jesus Cristo. Como sublinhou o Bispo de Leiria Fátima, as crianças são "um espectáculo". Foi também esse o intuito com que preenchemos o dia de Portugal, para que os mais novos, crianças e adolescentes fizessem uma experiência de fé, onde se misturam vários sentimentos, no convite à oração e à festa, mas com a dispersão própria dos grandes encontros e com o cansaço que se vai acumulando ao longo do dia.
       Mas valeu bem a pena: pelo Santuário, pelo convite ao recolhimento e à oração, pelo ambiente de fé que se respira, e onde as palavras e o desafio de Nossa Senhora se torna mais audível, ao apontar-nos para Jesus: "Fazei o que Ele vos disser", é Ele o nosso maior tesouro; pela experiência da fé partilhada; pela multiplicidade de pessoas que buscam um sentido para a vida; pelo colorido das celebrações e dos encontros, podendo dizer-nos que a vida tem muitas cores e que cada um pode colorir a sua vida com alegria, paz, perdão, com alma, com amizade/amor, com ternura, com um tesouro muito especial, Jesus Cristo.

Sem comentários:

Enviar um comentário