quarta-feira, 20 de junho de 2012

C O N F I R M A D O S - Editorial Voz Jovem

Reposição do Editorial do Boletim Voz Jovem, de junho de 2011, tendo como panbo de fundo a celebração do Sacramento da Confirmação...

       1 – Escolhemos para lema pastoral deste ano: “Confirmados na fé, para viver na caridade”. Presidiu a esta escolha o facto de o país e o mundo atravessarem momentos de instabilidade económica-financeira, em que os pobres se estão a tornar mais pobres e muitos, que tinham uma vida desafogada agora, passam privações, sendo necessário efectivar o rosto da Igreja, a CARIDADE.
       Por outro lado, a presença do nosso Bispo, D. Jacinto Botelho, em dois momentos inclusivos e nos quais administrou o Sacramento da Confirmação. Entre os dias 2 e 8 de Dezembro, em Visita Pastoral, visitando doentes, escolas, instituições, encontrando-se com as pessoas mais empenhadas da comunidade no trabalho pastoral, celebrando o Sacramento da Santa Unção, acolhendo os novos acólitos na comunidade e celebrando connosco a solenidade da nossa padroeira, Nossa Senhora da Conceição. No passado dia 19, deste mês de Junho, para a celebração da Confirmação aos que concluíram os 10 anos de catequese.
       2 – Para o cristão, a iniciação completa-se com os sacramentos do Baptismo, da Eucaristia e da Confirmação. Nos primórdios da Igreja, a iniciação cristã realizava-se na mesma celebração, com a presença do Bispo local. Assim, o adulto (catecúmeno) preparava-se durante três anos, pelas catequeses, pelo introdução progressiva na comunidade. Ao fim deste tempo era baptizado, confirmado e comungava pela primeira vez.
       A partir do século quarto, com o cristianismo a assumir-se como religião do estado, deu-se a massificação de conversões – de religião perseguida, depois tolerada, tornou-se a religião obrigatória para o império romano –, e os bispos deixaram de poder estar em todas as celebrações para administrarem o Crisma.
       Por outro lado, passou-se também a acolher crianças ao Baptismo, o que tornava ainda mais difícil a celebração da iniciação cristã. Uma criança não tinha consciência para comungar!!! Pouco a pouco foi-se aumentando a idade para comungar. A prática da comunhão das crianças foi instituída a 8 de agosto de 1910, pelo Papa Pio X, que predispôs para que as crianças pudessem comungar a partir do uso da razão, à volta dos 7 anos de idade. Quanto ao Sacramento da Confirmação durante muito tempo celebrava-se por ocasião da visita do Bispo local às paróquias, podendo ocorrer de cinco em cinco ou de dez em dez anos e eram admitidos ao sacramento crianças, adolescentes, e adultos, os que ainda não tivesse recebido este sacramento. Alguns eram confirmados com 9/10 anos de idade.
       Por questões de pastoral e catequese, actualmente, a Eucaristia celebra-se pelos 8 anos (terceiro ano de catequese) e a celebração da Confirmação no 10.º ano de catequese, nas paróquias onde a catequese está organizada, ou por volta dos 15/16 anos de idade. Quando ao jovem lhe é conferida a Confirmação já tem maturidade para se comprometer! Os pais e padrinhos assumiram o compromisso de educar os filhos e afilhados na fé cristã, agora os Confirmandos afirmam eles mesmos a Sua fé e a sua predisposição diante da comunidade reunida, sob a presidência do Bispo diocesano. Foi o que aconteceu com estes 9 jovens nos passado dia 19: Ana Carolina, Ana Margarida, Ângela Cristina, Ângela Marita, Daniel, Inês Filipa, Flávia Sofia, Leandro Miguel e Márcia Alexandra.

       3 – “Enviai Senhor o Vosso Espírito e renovai a face da terra” (Sl 103). É a nossa oração e o nosso pedido. Só o Espírito de Deus nos liberta do nosso egoísmo e nos revela a verdade que nos vem de Cristo Jesus. É o Espírito Santo que faz com que a Palavra de Deus não seja letra morta e que Cristo esteja vivo em nós e no meio de nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário