terça-feira, 31 de maio de 2011

PÃO COM MANTEIGA (autor desconhecido)

Esta pequena história pode ser aplicada no relacionamento entre casais, entre pais e filhos, amigos, colegas, etc.

Esta é a história de um casal que todos os dias, tomava o pequeno-almoço juntos. No dia das suas Bodas de Prata, a mulher passou a manteiga na casca do pão, pensando:

- "Eu sempre quis comer a melhor parte do pão, mas amo demasiado o meu marido e durante 25 anos dei-lhe o miolo. Hoje quero satisfazer o meu desejo. Acho justo que eu coma o miolo pelo menos uma vez."

E entregou a casca ao marido, ficando com o miolo. Para sua surpresa, no rosto do marido abriu-se um largo sorriso e ele disse-lhe:

"Muito obrigado por este presente, meu amor! Durante 25 anos desejei comer a casca do pão, mas como tu sempre gostaste tanto dela, jamais ousei pedir-te!"

Moral da história:
1. É preciso dizer claramente o que se deseja, não espere que o outro adivinhe.
2. Pode mesmo pensar que está a fazer o melhor para o outro, mas o outro pode esperar algo totalmente diferente de si.
3. Deixe-o falar, peça-lhe para falar e quando não entender o que o outro diz, não traduza. Peça que explique melhor. Enfim, saia do eu acho, do eu penso que ele pensa que eu penso, se eu disser isto ele vai dizer aquilo, etc.
4. Quando descobrir o que o outro deseja verdadeiramente, não se culpe por ter ficado 25 anos sem saber. Apenas acolha a descoberta e siga em frente. Permita-se ser feliz.
PS: Tão simples como um pão com manteiga!
" Dê a quem você ama: asas para voar, raízes para voltar e motivos para ficar "

1 comentário:

  1. Não pude deixar de rir... durante mais de 10 anos, cuidadosamente e com carinho os meus sogros guardavam para mim a posta de bacalhau da zona do rabo, pensando que era a minha favorita!

    Um dia, farta da mesma "penitencia", com carinho disse-lhes que de facto, aquela posta não era a minha favorita!

    Acabámos por rir... caramba, andei mais de 10 anos a comer o que não gostava!

    ResponderEliminar