terça-feira, 17 de maio de 2011

Perseguição à Igreja e evangelização aos pagãos

       Os irmãos que se tinham dispersado, devido à perseguição desencadeada pelo caso de Estêvão, caminharam até à Fenícia, Chipre e Antioquia. Mas anunciavam a palavra apenas aos judeus. Houve, contudo, entre eles alguns homens de Chipre e de Cirene, que, ao chegarem a Antioquia, começaram a falar também aos gregos, anunciando-lhes o Senhor Jesus. A mão do Senhor estava com eles e foi grande o número dos que abraçaram a fé e se converteram ao Senhor. A notícia chegou aos ouvidos da Igreja de Jerusalém e mandaram Barnabé a Antioquia. Quando este chegou e viu a acção da graça de Deus, encheu-se de alegria e exortou a todos a que se conservassem fiéis ao Senhor, de coração sincero; era realmente um homem bom e cheio do Espírito Santo e de fé. Assim uma grande multidão aderiu ao Senhor. Então Barnabé foi a Tarso procurar Saulo e, tendo-o encontrado, trouxe-o para Antioquia. Passaram juntos nesta Igreja um ano inteiro e ensinaram muita gente. Foi em Antioquia que, pela primeira vez, se deu aos discípulos o nome de «cristãos».

       A perseguição à Igreja de Jerusalém vai acelerar a evangelização. Filipe é protagonista do anúncio do Evangelho a um alto funcionário da Rainha de Candace. Pedro, inspirado por Deus, anuncia o Evangelho a uma família estrangeira. Porém, são actos pontuais. A comunidade vai abrindo a sua mentalidade pouco a pouco. São Pedro foi inclusive questionado sobre a sua opção.
       Na leitura que nos é proposta para este dia, vemos como os irmãos que tinham dispersado enveredam pela evangelização aos judeus. Refira-se, contudo, que seria muito mais fácil anunciar Jesus como Messias a pessoas cuja religião há muito esperava um Messias. O trabalho era mostrar, como é próprio, por exemplo, do Evangelho de São Mateus, mostrar que Jesus Cristo é o cumprimento das promessas de Deus a Israel.
       Alguns homens, no entanto, vão anunciar a Boa nova também aos gregos, que abraçam a fé e se convertem ao Senhor. A Igreja de Jerusalém, Igreja Mãe, ouvindo o que está a acontecer, envia Barnabé, para se assegurar que o Evangelho de Jesus Cristo não é deturpado. Barnabé dá graças ao Senhor por ver que também entre os gregos se opera grande transformação, convidando todos a permanecerem firmes ao Senhor.
       Barnabé - que era realmente um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé - vai buscar Paulo a Tarso. Os dois permanecem em Antioquia um ano, solidificando a fé dos convertidos.
       Pela primeira vez se dá aos discípulos o nome de "cristãos".... esta é uma identificação imediata a Cristo. O cristão é de Cristo.
       Começa também aqui a grande evangelização do Apóstolo São Paulo. Primeiro, enviado da Igreja de Jerusalém, acompanhando Barnabé. Depois enviado da Igreja em Antioquia. E logo depois fundando comunidades...

Sem comentários:

Enviar um comentário