sábado, 12 de maio de 2012

Bento XVI em Portugal... há 2 anos!

       Sobre a Viagem Apostólica de Bento XVI não deixe de visitar a página oficial, com a retrospectiva aí realizada. Eis a "avaliação" feita um ano depois, há um ano atrás:

        «Um ano depois da visita de Bento XVI a Portugal, os responsáveis pela Igreja Católica têm tomado “a sério” as palavras do Papa, considera Fernando Micael Pereira, professor da Universidade Católica Portuguesa e especialista em Ciências Sociais.
       Em texto hoje publicado na mais recente edição do semanário Agência ECCLESIA, Micael Pereira destaca “o testemunho público da Conferência Episcopal e de Bispos empenhados cada vez mais na cultura, analisando em público a atualidade portuguesa, tomando posições sobre problemas sociais e fazendo-o com variedade de perspetivas, organizando cursos de Doutrina Social da Igreja que se procuram adaptar à realidade diversa das populações, é cada vez mais frequente”.
       Este conjunto de iniciativas, segundo o especialista, “mostra como as palavras do Papa foram tomadas a sério”.
       “Há Bispos que têm sido capazes de ser inovadores nas propostas de organização de ações de solidariedade, que têm insistido ao longo desta crise na urgência da atenção aos mais fracos, que têm proclamado a importância de se desenvolver a liberdade de ensino, que têm valorizado a importância da verdade, do combate à corrupção, da contenção no luxo, na avidez e na ostentação, dando cada vez maior visibilidade às suas intervenções e estimulando a Igreja a ter uma presença cada vez mais desassombrada”, elenca.
       Um ano depois da visita de Bento XVI, Micael Pereira diz que o primeiro fruto desta viagem foi “instaurar a confiança dos portugueses”, “descobrir a simplicidade e a cordialidade do Papa”.
       “Das provocações sobre a pedofilia à apoteose do Porto, foi uma caminhada de progressiva aceitação e empatia em que o Santo Padre e o povo português se encontraram bem acima das especulações de tantos comentadores, numa aproximação e entendimento que venceu as distâncias anteriormente por tantos cultivadas”, refere.
       Em conclusão, o professor universitário lembra o convite feito por Bento XVI no encontro com o mundo da cultura, no CCB, em Belém: “Fazei coisas belas, mas sobretudo tornai as vossas vidas lugares de beleza. Sede navegantes do Bem, da Verdade e da Beleza”.
       Entre 11 e 14 de maio do ano passado, o Papa alemão esteve em Lisboa, Fátima e Porto, celebrando três missas e pronunciando sete discursos, além das três homilias, uma saudação ao Santuário de Cristo Rei e duas mensagens aos jovens.»

Notícia: Agência Ecclesia.

Sem comentários:

Enviar um comentário