terça-feira, 26 de abril de 2011

Mulher, porque choras? A quem procuras?

       Os Anjos perguntaram a Maria: «Mulher, porque choras?» Ela respondeu- lhes: «Porque levaram o meu Senhor e não sei onde O puseram». Dito isto, voltou-se para trás e viu Jesus de pé, sem saber que era Ele. Disse-lhe Jesus: «Mulher, porque choras? A quem procuras?» Pensando que era o jardineiro, ela respondeu-Lhe: «Senhor, se foste tu que O levaste, diz-me onde O puseste, para eu O ir buscar». Disse-lhe Jesus: «Maria!» Ela voltou-se e respondeu em hebraico: «Rabuni!», que quer dizer: «Mestre!» Jesus disse-lhe: «Não Me detenhas, porque ainda não subi para o Pai. Vai ter com os meus irmãos e diz-lhes que vou subir para o meu Pai e vosso Pai, para o meu Deus e vosso Deus». Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: «Vi o Senhor». E contou-lhes o que Ele lhe tinha dito (Jo 20, 11-18).
       O túmulo vazio é um sinal, um forte indício da ressurreição de Jesus segundo a carne.
       Com efeito, a fé é imprescindível para a compreensão deste acontecimento maior da nossa fé, uma vez que nos coloca numa dimensão que ultrapassa o tempo e a história, e, de novo, coloca Deus dentro das fronteiras do humano, do espaço-temporal, para nos ajudar a limitação e a fragilidade e nos abrirmos ao futuro de Deus.
       Maria Madalena, diante do sepulcro vazio, chora! A aparição dos Anjos e sobretudo de Jesus vai aclarar a sua fé. Só o encontro com Jesus ressuscitado nos faz olhar com olhos novos a nova realidade que chega até nós por Jesus Cristo.
       Por outro lado, e como temos vindo a destacar, não é no túmulo que se encontra a vida, mas é na vida actual que encontraremos Jesus Cristo. O túmulo fica como sinal, mas faz parte do passado, da história, mas como convite a olhar em frente com confiança, serenidade e alegria. Por outro lado ainda, Cristo ressuscitado não Se limita nas fronteiras de um povo, de uma religião ou de uma cultura, mas na "vastidão" de Deus pode, pelo Espírito Santo, manifestar-Se ao mundo inteiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário