sexta-feira, 25 de março de 2011

Há sempre uma razão para viver

        A conquista do campeonato mundial de futebol está no centro do vídeo que a Igreja católica espanhola lançou para assinalar a edição de 2011 da Jornada pela Vida, marcada para 25 de Março.
       Deitado na cama do hospital, com o crucifixo a seu lado e a bandeira nacional sobre os lençóis, um idoso emociona-se ao ouvir o relato do golo que deu à Espanha o título de campeã mundial de futebol.
       A cena ficcional baseia-se no jogo realizado a 11 de Julho de 2010 na cidade sul-africana de Joanesburgo, quando, a quatro minutos do fim da partida contra a Holanda, a selecção espanhola marcou o golo da vitória por Andres Iniesta, que também participa na campanha da Igreja.
       Entre as cenas do filme inclui-se uma criança doente que recebe um presente dos seus familiares e amigos, duas pessoas deficientes que trocam gestos de afecto e uma avó que lê um livro aos netos.
        O vídeo, que em três dias obteve mais de 55 mil visualizações, pode ser observado e redistribuído através do YouTube, principal rede de publicação e partilha de vídeos da Internet, embora a possibilidade de o comentar não esteja disponível.
        Além do filme de três minutos, protagonizado por actores não profissionais, a campanha, denominada “Há sempre uma razão para viver”, recorre a subsídios litúrgicos e informativos.
       A nota que os bispos da Subcomissão para a Família e Defesa da Vida publicaram a propósito da jornada denuncia a “obscuridade sobre a origem sagrada e a dignidade absoluta da vida”, que, segundo os prelados, se manifesta “na recente aprovação da última lei do aborto”, que fez desse “crime um direito”.
       Por outro lado, assinala o texto, “são muitos os que não descobrem que a vida é um bem quando vem acompanhada por doenças graves, deficiências psíquicas ou físicas, momentos de pobreza, de solidão, da debilidade que acompanha o passar dos anos ou no momento do ocaso” da vida.
       O site da campanha desafia os leitores a apresentar as suas razões para viver, um apelo que até hoje reuniu mais de 330 respostas.

Notícia: Agência Ecclesia.

Sem comentários:

Enviar um comentário