sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Tocámos flauta e não dançastes!...

       Eis o que diz o Senhor, o teu redentor, o Santo de Israel: «Eu sou o Senhor, teu Deus, que te ensino o que é para teu bem e te conduzo pelo caminho que deves seguir. Se tivesses atendido às minhas ordens, a tua paz seria como um rio e a tua justiça como as ondas do mar. A tua descendência seria como a areia e como os seus grãos a tua posteridade. Nunca o teu nome seria tirado nem riscado da minha presença» (Is 48, 17-19).
       Disse Jesus à multidão: «A quem poderei comparar esta geração? É como os meninos sentados nas praças, que se interpelam uns aos outros, dizendo: ‘Tocámos flauta e não dançastes; entoámos lamentações e não chorastes’. Veio João Baptista, que não comia nem bebia, e dizem que tinha o demónio com ele. Veio o Filho do homem, que come e bebe, e dizem: ‘É um glutão e um ébrio, amigo de publicanos e pecadores’. Mas a sabedoria foi justificada pelas suas obras» (Mt 11, 16-19).

       Duas leituras que nos encaminham para o Senhor, na certeza que a vivência da fé, a adesão firme e consciente à Palavra de Deus, o cumprimento da Sua vontade nas nossas vidas, nos conduzem à paz e, consequentemente, à felicidade.
       Isaías diz-nos claramente que a paz é possível se não nos afastarmos do Senhor. Ele nos ensina para vivermos no caminho do bem.
       Jesus evoca os jogos das crianças, para nos desafiar à comunhão com a Sua mensagem. É uma desilusão alguém tudo fazer por nós e nós, por nossa vez, virarmos as costas, ou ficarmos indiferentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário