sábado, 18 de dezembro de 2010

O seu nome: "Senhor é a nossa justiça"

       «Dias virão – diz o Senhor – em que farei surgir para David um rebento justo. Será um verdadeiro rei e governará com sabedoria: há-de exercer no país o direito e a justiça. Nos seus dias, Judá será salvo e Israel viverá em segurança. Este será o seu nome: ‘O Senhor é a nossa justiça’. Por isso, dias virão – oráculo do Senhor – em que já não se dirá: ‘Vive o Senhor, que fez sair os filhos de Israel da terra do Egipto’; mas sim ‘Vive o Senhor, que fez sair e regressar os descendentes da casa de Israel da região do norte e de todos os países em que os tinha dispersado, para poderem habitar na sua própria terra’» (Jer 23, 5-8).
       O profeta Jeremias, tal como Isaías, anuncia um tempo novo, tempo de salvação, em que o próprio Deus virá salvar-nos. Ele será um verdadeiro rei e viver-se-ão dias de paz, onde reinará o direito e a justiça. Jeremias coloca-nos nesse tempo, em que já não se falará em relação ao futuro, ao que sucederá, mas ao que aconteceu, Deus salvou-nos.
       Para nós crentes cristãos, o anúncio profético de Jeremias realizou-se com o nascimento de Jesus, que hoje é relatado no Evangelho de São Mateus. Não é um acontecimento do futuro, distante de nós, é um mistério revelado em Jesus Cristo, há 2000, que hoje continua vivo em nossas comunidades crentes...

Sem comentários:

Enviar um comentário