quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Submissão em Cristo Jesus: a caridade

       Filhos, obedecei aos vossos pais, no Senhor, como é justo: «Honra pai e mãe» é o primeiro mandamento acompanhado de uma promessa: «para que sejas feliz e tenhas vida longa sobre a terra». Pais, não exaspereis os vossos filhos, mas educai-os com a disciplina e os conselhos inspirados pelo Senhor. Servos, obedecei aos vossos senhores terrenos, como a Cristo, com temor e respeito e na simplicidade de coração; não com a submissão aparente de quem pretende agradar aos homens, mas como servos de Cristo, que com toda a alma fazem a vontade de Deus. Servi de bom grado, como se servísseis ao Senhor e não a homens, pois sabeis que cada um receberá do Senhor a recompensa do bem que tiver praticado, quer seja escravo ou homem livre. E vós, senhores, tratai os vossos servos do mesmo modo; evitai as ameaças, pois sabeis que tanto eles como vós tendes o mesmo Senhor, que está no Céu e não faz distinção de pessoas ( Ef 6, 1-9).
       A Epístola de São Paulo aos Efésios, em continuidade com o texto e a reflexão de ontem, fala-nos na submissão, entendida não tanto como acto de escravização, mas como consequência do amor a Jesus Cristo. Obviamente que o contexto desta epístola é bem diferente do tempo actual, em que havia a escravidão, reconhecida pela lei.
       O Apóstolo não é a favor da escravidão, aliás, ele pugna por que todos sejam livres em Jesus Cristo e se tratem como irmãos. Onde a realidade existe, Paulo insiste para que uns e outros, escravos e livres, pais e filhos, vivam em conformidade com o Evangelho, na caridade.
       A "submissão" no contexto da Epístola, é o de dar a vida por amor, como Cristo deu pela Igreja, pela humanidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário