sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Deus chama Abraão - Génesis 12

       A árvore genealógica de Abraão remontava ao tempo de Sem, que foi um dos filhos de Noé. Contudo, Abraão estava menos impressionado com o passado e mais preocupado com o futuro: teria ele descendentes que pudessem herdar a sua riqueza? A árvore genealógica da família iria prosperar?
       Um dia, ouviu Deus a falar com ele: “Abraão! Deixa o teu país. Deixa os teus familiares. Deixa o teu lar. Vai para uma terra que te mostrarei. Aí terás filhos, e os teus filhos terão filhos. A tua família tornar-se-á uma grande nação. Eles irão levar a minha bênção ao mundo”.
       Abraão sabia que tinha de obedecer. Rapidamente, reuniu a sua família mais próxima: a sua mulher, Sarai, e o seu sobrinho Lot. Reuniu a sua riqueza e chamou os seus escravos. Deixaram a cidade de Haran e toda a sua vida confortável e partiram para a terra de Canaã.
       Foi uma aventura ousada. Abraão e a sua família viveram como nómadas em tendas: estavam constantemente em movimento em busca de pastagens para os seus rebanhos. Houve anos bons e anos maus mas, com o passar do tempo, tanto Abraão como Lot acumularam riqueza. Os seus rebanhos ficaram tão grandes que não encontravam pastagens suficientemente amplas para todos num só local. Começaram as discussões.
       “Somos parentes” – disse Abraão. “Não devemos discutir. Lot, escolhe uma parte da terra para ti. Eu irei no sentido oposto”. Assim, Lot foi para Sul em direcção ao vale que era banhado pelo rio Jordão e fixou-se na cidade de Sodoma. Abraão continuou em Canaã, num local chamado Hebron.
       “Olha à tua volta” – disse-lhe Deus. “Irei oferecer-te toda esta terra. Pertencerá à tua família para sempre”.

“Querido Deus, falai comigo e mostrai-me o caminho que devo seguir”

Mónica Aleixo, in Boletim Voz Jovem, Setembro 2010.

1 comentário:

  1. O Caminho está traçado e já bem trilhdado.
    Não há dois

    João 14:6-13
    "Tomé lhe disse :
    Senhor, nós nem sabemos para onde vais, como poderiamos saber o caminho? Jesus lhe disse: "Eu sou o caminho a verdade e a vida.Ningúém vai ao Pai senão por mim. Se Me conheceres conheceis também o Pai".

    ...Tudo o que pedirdes em Meu nome eu o farei,de tal forma que o Pai seja glorificado no Filho...
    Abraço fraterno em Jesus.
    Utilia

    ResponderEliminar