domingo, 5 de setembro de 2010

Adeus ...


A 5 de Setembro de 1997, o coração de Madre Teresa de Calcutá deu o último suspiro. Passados quase treze anos, a obra que a «santa das sarjetas» ergueu continua viva e o seu sorriso perdurará. Esta data ficará na história do século XX. Durante a sua vida, ela simbolizava o amor aos mais carenciados. Aquela frágil mulher tinha uma força inesgotável e colocava em prática as palavras do Evangelho: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mt 22, 39).

Com o final do milénio à porta desapareceu a mulher que se entregou aos «mais pobres dos pobres» e deixou muitos corações desamparados. Uma paragem cardíaca, depois de várias pneumonias e crises de malária, «levaram» Madre Teresa. Viveu com o coração, o coração a matou. A humanidade perdeu alguém que, por nada ter nem poder, tinha toda a autoridade porque ninguém conseguia dizer não a um pedido que ela formulasse.
Calcutá chorou, provavelmente, como nenhuma outra cidade do mundo, a morte desta mulher que escolheu a gigantesca metrópole indiana para viver toda uma vida ao serviço daqueles que não tinham ninguém. “Era uma verdadeira santa admirada por todos os indianos, independentemente da sua religião” – sublinhavam os habitantes de Calcutá.
A todos os que sofrem e estão sós, dai sempre um sorriso de alegria. Não lhes proporciones apenas os vossos cuidados, mas também o vosso coração.
Madre Teresa de Calcutá

2 comentários:

  1. Admiro muito madre Teresa de Calcutá e a sua obra.
    Ela continua bem viva em cada um de nós pelas suas obras que são vivas e o seu exemplo.
    Que Deus nos dê muitas vocações como ela.
    Abraço em Cristo
    Utilia

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde.
    Madre Teresa de Calcutá está no nosso tempo como testemunho da caridade levada à radicalidade. A sua preocupação constante não foi tanto converter pessoas ao cristianismo, mas fazer com que os maltrapilhos assumissem a sua dignidade de seres humanos, como fez Jesus Cristo. Procurou ser voz dos mais pobres dos pobres. As palavras que ela diz são simples e sábias porque são comunicação das suas vivências evangélicas, no serviço imparável ao mais desprotegido.
    Paz, saúde e bem em Cristo Jesus.

    ResponderEliminar