terça-feira, 3 de agosto de 2010

Salva-me, Senhor!

       Na quarta vigília da noite, Jesus foi ter com eles, caminhando sobre o mar. Os discípulos, vendo-O a caminhar sobre o mar, assustaram-se, pensando que fosse um fantasma. E gritaram cheios de medo. Mas logo Jesus lhes dirigiu a palavra, dizendo: «Tende confiança. Sou Eu. Não temais». Respondeu-Lhe Pedro: «Se és Tu, Senhor, manda-me ir ter contigo sobre as águas». «Vem!» – disse Jesus. Então, Pedro desceu do barco e caminhou sobre as águas, para ir ter com Jesus. Mas, sentindo a violência do vento e começando a afundar-se, gritou: «Salva-me, Senhor!». Jesus estendeu-lhe logo a mão e segurou-o. Depois disse-lhe: «Homem de pouca fé, porque duvidaste?» (Mt 14, 22-36).
       O relato do Evangelho desta terça-feira vem em continuidade com o de ontem. Depois da multiplicação dos pães, Jesus envia os discípulos à sua frente enquanto se despede da multidão. Já a noite vai adiantada quando Jesus vai ter com eles, caminhando sobre as águas. Os discípulos ficam atónitos, julgam ver um fantasma, uma traição do sono. Mas é Jesus, em carne e osso.
       Diga-se, tal como referimos ontem, em relação a milagres, embora possam ser explicados de diversas formas, não devemos fechar as portas ao poder, à omnipotência de Deus, obrigando-O a submeter-se às nossas concepções racionais. Afinal, o maior dos milagres é o da Ressurreição, que vence todas as leis e é à luz da Ressurreição que lemos o Evangelho.
       Por outro lado, no "atrevimento" de Pedro constatamos que sem Ele, o Mestre dos Mestres, Deus connosco, vamos ao fundo, o nosso mar é revolto, agitado, não temos pé, andamos ao sabor do vento e das marés. Ele sempre nos estende a Sua mão e nos segura.
       Como Pedro tenhamos a humildade de O convocar: Salva-me Senhor!

2 comentários:

  1. Pe. Manuel Gonçalves, também eu caminhando por mres revoltos peço a Deus o "atrevimento" de Pedro, para seguir sempre, confiadamente Jesus.
    Que Deus seja "tudo nos nossos nadas"
    Obrigado Pe. pelas reflexóes que faz dos evangelhos diários que nos faz olhar mais além, enxergando a Palavra com os olhos do Espírito.
    Abraço muito amigo em Cristo

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Dulce.
    Obrigado pela presença e pelo incentivo.
    Com efeito, e neste texto em concreto, o Evangelho envolve-nos com a certeza que Deus nos pega pela mão, nos segura, por mais revoltosas que sejam as nossas marés.
    Abraço em Cristo Jesus.

    ResponderEliminar