domingo, 18 de julho de 2010

Livro da Verdade 6: a Sagrada Escritura

Actos dos Apóstolos

Os actos dos Apóstolos são a 2ª parte do Evangelho de São Lucas. Ambos formam o caminho da salvação: O Evangelho apresenta o caminho de Jesus; o livro dos actos apresenta o caminho da Igreja.
O relato que une as duas obras é a Ascensão, que coroa a vida de Jesus (Lc 24, 51) e funda a missão universal da Igreja (Act 1, 8). A evangelização é vista como uma caminhada e a vida cristã recebe o nome de caminho (9,2;19,9.23;24,22).

Cartas ou Epístolas
As cartas ou Epístolas são escritos dirigidos às 1ªs comunidades cristãs. Elas dão-nos, não só uma ideia dos problemas dessas comunidades, mas também nos ajudam a ver e a orientar nos problemas das nossas comunidades actuais.

Epístolas Paulinas
Paulo é uma das figuras mais importantes do Novo Testamento. Começou a perseguir os cristãos (Fl 3,6) até que se encontrou com o Senhor na estrada de Damasco (Act 9,1-19) e mudou completamente a sua vida.
Paulo tem consciência de ter sido destinado a levar a Palavra de Deus aos pagãos. A esse projecto Paulo dá o nome de mistério.
Pelo facto de não ter vivido com Jesus como os demais Apóstolos, enfrentou sérias dificuldades. Alguns afirmavam “ Ele não é Apóstolo, pois não viu o Senhor”. Paulo defendia-se contando a sua experiência com Cristo (Gl1,12;2 cor 12,1-4). Outros diziam “só quem andou com Jesus é que pode fundar comunidades”. Paulo responde, por exemplo, em (1 cor 9,2-3).
Paulo escreveu em grego, mas o seu modo de pensar é, na maioria das vezes, o de um mestre judeu.

Epístolas paulinas: Romanos; 1 e 2coríntios; Gálatas; Efésios; Filipenses; Colossenses; 1 e 2 Tessalonicenses; 1 e 2 Timóteo; Tito; Filémon.
Hebreus - anónima, tradicionalmente atribuída a Paulo.

Outras epístolas: Tiago; 1 e 2 Pedro; 1,2 e 3 João; Judas.

Clara Castro, publicado no Boletim Voz Jovem, Julho 2010.

Sem comentários:

Enviar um comentário