domingo, 30 de maio de 2010

A Arte do Perdão


VOCÊ SABE PERDOAR?
Quem acha complicado deixar passar as falhas alheias é uma pessoa inflexível. Ela exige perfeição dos outros como exige de si mesma. Não permite que ninguém erre, mas sabemos que perfeição não existe. À medida que nos perdoamos, começamos também a perdoar as faltas dos outros. Não é fácil engolir as pisadas dos amigos, familiares e conhecidos, principalmente quando eles magoam os nossos sentimentos. Mas é necessário prestar atenção a posturas rigorosas demais. Se você vive ruminando velhos ressentimentos, é possível que tenha contas a acertar consigo mesma.

Não perdoar é manter o papel de vítima, que não permite crescimento. É conservar a raiva e a mágoa ao se apegar a uma situação do passado, que influencia o presente, compromete o futuro e as relações em geral. Perdoar representa a habilidade de compreender as dificuldades alheias e aceitar que os deslizes do dia a dia fazem parte da natureza humana. Saber perdoar, no entanto, não significa banalizar o gesto nem transformá-lo num hábito. Se está profundamente aborrecida, espere antes de concordar em perdoar o seu agressor emocional.

TOQUES SOBRE O PERDÃO:
Se o facto é recente ou grave demais, afaste-se de quem feriu os seus sentimentos e pense primeiro antes de decidir perdoar ou não.

Caso ache quase impossível relevar os erros de alguém, reflicta se você é uma pessoa crítica consigo mesma.

Depois de desculpar alguém, encerre o assunto e siga adiante. Relembrar o ocorrido é inútil e imaturo.

Cuidados com os viciados em pedir perdão: aquelas pessoas que repetem os mesmos erros e não aprendem com isso.

Questione se é você quem está prolongando essa situação ao permitir agressões contínuas.

Tenha MAIS EQUILÍBRIO, se, para perdoar. a pessoa tiver que passar por cima dos seus próprios princípios, é mais indicado pensar a respeito noutro momento!

Ao desculpar quem a agrediu no passado, você purifica as suas emoções e favorece o seu crescimento emocional!

Sem comentários:

Enviar um comentário