sexta-feira, 9 de abril de 2010

Foi a terceira vez que Jesus se lhes manifestou

       Logo que saltaram em terra, viram brasas acesas com peixe em cima, e pão. Disse-lhes Jesus: «Trazei alguns dos peixes que apanhastes agora». Simão Pedro subiu ao barco e puxou a rede para terra, cheia de cento e cinquenta e três grandes peixes. E, apesar de serem tantos, não se rompeu a rede. Disse-lhes Jesus: «Vinde comer». Nenhum dos discípulos se atrevia a perguntar: «Quem és Tu?»: bem sabiam que era o Senhor. Então Jesus aproximou-Se, tomou o pão e deu-lho, fazendo o mesmo com o peixe. Foi esta a terceira vez que Jesus Se manifestou aos discípulos, depois de ter ressuscitado dos mortos (Jo 21, 1-14).
       No mar de Tiberíades, Jesus manifesta-Se aos Seus apóstolos pela terceira vez, segundo o relato evangélico de São João. Encontra-os na faina, no seu quotidiano. Conclui-se, antes de mais, que também a nós Jesus nos encontra no nosso dia a dia, nos nossos afazeres. Por outras palavras, é possível encontrar Deus em todas as situações da vida, na rotina, nas preocupações e ocupações da vida.
       No texto de hoje vê-se a iniciativa de Jesus. É Ele que vem ao nosso encontro, ao encontro dos discípulos. Desafia-nos, constantemente; desafio os discípulos: lançai as redes ao mar. Quando estamos com Ele, a pesca é abundante. Assim naquele tempo, assim no nosso tempo. Sem Deus, nada é definitivo. Exige a cooperação dos discípulos, a nossa colaboração. Não lhes dá de comer a partir do nada, pede-lhes o que pescaram...

Sem comentários:

Enviar um comentário