quinta-feira, 18 de março de 2010

Altar a usar por Bento XVI no Porto

       A estrutura onde vai assentar o altar da missa presidida por Bento XVI no Porto foi inspirada pela Sé, pela composição da diocese e pelo Barroco, um dos estilos mais preponderantes da arquitectura religiosa da cidade.


       O conjunto, de 39 por 12 metros, ficará localizado na Praça General Humberto Delgado, diante do edifício da Câmara Municipal.
       O projecto apresentado hoje em conferência de imprensa transpõe a planta da catedral para o espaço da eucaristia: a nave central equivale à Avenida dos Aliados, ao passo que o transepto (parte que atravessa perpendicularmente a nave) será evocado pela estrutura que receberá o altar, bem como representantes do clero e autoridades civis.
       A cobertura da estrutura será caracterizada por uma clarabóia que permite a entrada de luz e abre a zona do altar para o céu, evocando a cúpula existente na Sé.
       A cadeira do presidente da celebração (cátedra) ficará apoiada numa plataforma constituída por três degraus, em alusão à Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo).
       Vai ser criado um cenário ao fundo da estrutura com 27 componentes, representando a Diocese, as quatro Regiões Pastorais e as 22 Vigararias.
       A construção em painéis pré-fabricados de madeira permitirá, de acordo com os designers, “uma analogia pictórica com a talha dourada dos altares barrocos” das igrejas da cidade.
       Os espaços para as sacristias e para o clero serão instalados na Autarquia, que ficará ligada à estrutura através de uma das rampas do edifício.

Sem comentários:

Enviar um comentário