sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Dia Mundial da Diabetes

No dia 14 de novembro é o Dia Mundial da Diabetes. Essa data foi escolhida por ser o dia no nascimento de Frederick Banting. Ele e Charles Best foram os primeiros cientistas a conceberem a idéia que levou à descoberta da insulina.

Para chamar a atenção do problema e levar para o debate tudo o que envolve a doença, a International Diabetes Federation realiza centenas de atividades pelo mundo inteiro, apoiada pelas entidades filiadas, entre elas, a Sociedade Brasileira de Diabetes. O Dia Mundial tem o apoio da Organização Mundial de Saúde (OMS) e, recentemente, da ONU (Organização das Nações Unidas).

As campanhas de esclarecimento têm o objectivo de informar o público sobre as causas, sintomas, complicações e tratamentos da diabetes. A data conscientiza todos, crianças e adultos, profissionais de saúde, formadores de opinião e mídia e servem como um importante lembrete para a incidência de diabetes, que vem crescendo no mundo todo a cada ano. Muitas entidades e associações promovem eventos educativos para chamar a atenção para a importância do tratamento em diabetes e do diagnóstico precoce. Entretanto, é bom lembrar que as ações não devem se resumir ao dia 14.

A cada ano, um tema é definido pela IDF para ser divulgado e este ano - assim como em 2007 - o foco ser' “Diabetes nas Crianças e Adolescentes”.A diabetes é uma das doenças mais comuns da infância e pode atingir crianças de qualquer idade, até mesmo bebés. Na maioria das vezes, o diabetes é detectado tardiamente, quando a criança já está em cetoacidose, ou então, diagnosticado de forma completamente errada. Além disso, o fornecimento da insulina é insuficiente em vários países, provocando a morte de crianças com diabetes, especialmente em países subdesenvolvidos.

Os objetivos da campanha do Dia Mundial são conscientizar sobre o aumento de casos de diabetes tipo 1 e tipo 2 em jovens e ressaltar a importância do diagnóstico precoce e de educação em diabetes. Isso ajudaria a reduzir complicações crónicas e salva vidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário