sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Papa com CD de música sacra

       Será lançado em todo o mundo, no próximo dia 29 de Novembro, o disco «Alma Mater. Music from the Vatican», com a voz de Bento XVI. Uma parte das receitas provenientes da venda será direccionada para a educação musical de crianças pobres dos cinco continentes.
       A produção é fruto de um acordo discográfico entre a Geffen/Universal, uma das principais siglas dos EUA, e a Multimedia, etiqueta dos Paulistas.
       Para o presidente da Geffen, Colin Barlow, esta “é uma produção histórica”. Para o Pe. Vito Fracchiolla, “é uma obra de grande valor cultural, em linha com a missão do Grupo São Paulo e destinada a todas as pessoas, sem distinções”.

       Em «Alma Mater», o Papa lê e canta acompanhado pelo Coro da Academia Filarmónica Romana e pela célebre Orquestra Filarmónica Real de Londres. São oito trechos originais de música sacra moderna, misturados com orações, ladainhas e cantos marianos. Bento XVI fala em latim, italiano, francês, alemão e português.
         As músicas do disco procuram responder à intenção de produzir um CD que fosse universalmente atraente, e têm como inspiração os cantos gregorianos, com suas profundas raízes históricas.
       Elas foram seleccionadas por uma comissão de três compositores: Simon Boswell, Stefano Mainetti e Nour Eddine, respectivamente um ateu, um católico e um muçulmano.
       Já em 1999, João Paulo II participou numa iniciativa semelhante. A primeira tiragem do CD «Abba Pater», de mais de um milhão de cópias, esgotou-se em poucos dias.

Notícia Agência Ecclesia.

Sem comentários:

Enviar um comentário