quinta-feira, 29 de outubro de 2009

DIA MUNDIAL DA PSORÍASE


Comemorou-se, hoje, o Dia Mundial da Psoríase – uma doença que afecta 125 milhões de pessoas em todo o Mundo e mais de 250 mil portugueses – com um conjunto de acções de sensibilização em todo o Mundo, com o objectivo de alertar a sociedade e os decisores políticos para o reconhecimento da Psoríase e Artrite Psoriática como doenças crónicas e incapacitantes.

Segundo João Cunha, presidente da Associação Portuguesa da Psoríase (PSOPortugal), o dia presta-se “a alertar para as dificuldades diárias dos doentes quer a nível físico, psicológico e financeiro".

Refere ainda que “para muitos, a Psoríase e Artrite Psoriática continuam a ser doenças ‘escondidas’, devido ao forte estigma social que ainda existe”. E acrescenta: “os efeitos são devastadores quer ao nível físico quer ao nível psicológico. A Psoríase é das doenças com maior taxa de suicídio e os portadores sentem-se de tal forma incomodados com os olhares de repulsa, quando estão em locais públicos, que se recusam a sair de casa”.

Para além do encontro, no primeiro dia da nova legislatura, a PSOPortugal entregou na Assembleia da República uma petição com 11 517 assinaturas a pedir a comparticipação a cem por cento de seis medicamentos de uso exclusivo.

Participação exclusiva

A associação realizou também, em conjunto com dois doentes – o Chefe de cozinha Hélio Loureiro e a apresentadora de televisão Dália Madruga –, o almoço «À Mesa com a Psoríase», que teve também como objectivo angariar fundos para a criação de uma linha de apoio aos doentes.

Dália Madruga juntou-se à PSOPortugal e deu a cara pelo problema que a afecta desde os seis anos. “É essencial que as pessoas saibam que não estão sozinhas e que devemos ser nós a controlar esta doença e não deixar que ela nos controle a nós. Tenho consciência de que sou uma figura conhecida do público, pelo que me senti no dever de me juntar e ajudar a sensibilizar a opinião pública para esta doença que é para toda a vida”.

O presidente da PSOPortugal, João Cunha, foi um dos oradores convidados, nas Primeiras Jornadas de Actualização em Psoríase, que se realizaram nesta quinta-feira, pelas 14h30, na Ordem dos Médicos.

A Psoríase deixa a pele vermelha e seca, começando depois a escamar e por vezes gretar. O rosto, o couro cabeludo, os cotovelos, os joelhos e as costas são as áreas mais afectadas, sendo que, nos casos mais graves, chega a atingir mais de 90 por cento do corpo.

Retirado de "Portal da Saúde"

Sem comentários:

Enviar um comentário