domingo, 27 de setembro de 2009

O amor e a caridade (S. Vicente de Paulo)

O amor e a caridade são o complemento da lei de justiça, pois amar o próximo é fazer-lhe todo o bem que nos seja possí­vel e que desejáramos nos fosse feito.
Tal o sentido destas palavras de Jesus: Amai-vos uns aos outros como irmãos.
A caridade, segundo Jesus, abrange todas as relações em que nos achamos com os nossos semelhantes, sejam eles nossos inferiores, nossos iguais, ou nossos superiores.
Ela nos prescreve a indulgência, porque da indulgência precisamos nós mesmos, e nos proí­be que humilhemos os desafortunados, contrariamente ao que se costuma fazer.
Sede, pois, caridosos, praticando, não só a caridade que vos faz dar friamente o óbolo que tirais do bolso ao que vo-lo ousa pedir, mas a que vos leve ao encontro das misérias ocultas.
Sede indulgentes com os defeitos dos vossos semelhantes. Em vez de votardes desprezo e ignorância e ao ví­cio, instruí­ os ignorantes e moralizai os viciados.
Sede brandos e benevolentes para com tudo o que vos seja inferior. Sede-o para com os seres mais í­nfimos da criação e tereis obedecido e lei de Deus.
São Vicente de Paulo

1 comentário:

  1. Em muitas paróquias contituiu-se o movimento vicentino, ou as chamadas Conferências de São Vicente de Paulo, numa atenção muito concreta às pessoas mais carenciadas, e que procuraram assumir na prática as ideias do seu patrono e, consequentemente da mensagem evangélica da caridade.

    ResponderEliminar